O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco visitou o Município de Conceição do Coité nesta sexta-feira, 08, para inaugurar a Sala de Depoimento Especial no Fórum Durval da Silva Pinto, tendo sido recepcionado pelo juiz de Direito da Comarca, Gerivaldo Alves Neiva.
Antes do descerramento da placa da sala de depoimento especial que fica no primeiro andar, as autoridades se reuniram no Salão do Juri onde foi formada a mesa com o presidente do TJBA Desembargador Nilson Castelo Branco, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, Desembargador Salomão Resedá, Juiz Gerivaldo Neiva, Advogado Enrico Araújo, Presidente da sub seção da OAB de Conceição do Coité, Advogado Bruno Gomes, procurador do município e representando o prefeito Marcelo Araújo. e em seguida ouviram a Orquestra Santo Antônio tocar o Hino Nacional e do Estado.
O ato contou também com a presença de advogados e advogadas, servidores da Justiça, presidente da Câmara e representantes da sociedade civil.
O Calila Noticias fez transmissão ao vivo através da Instagram – Veja no fim desta reportagem.
O CN conversou com o presidente do TJ Desembargador Nilson Castelo Branco sobre esta visita a Coité onde recebeu um violão feito da flecha do sisal, das mãos do maestro Josevaldo Nim e do Juiz Gerivaldo Neiva um quadro de uma roça de sisal pintado por Pepeu Ramos. Ele disse que a passagem por Coité foi enriquecedora e ficou impressionado com a estrutura do Fórum, muito moderno, com elevador, “minha comarca tem fórum sem elevador e saio satisfeito também pelos servidores desta casa, pessoas espontâneas”, destacou o presidente.
Apesar de ter acontecido outras atividades durante a visita do presidente do TJBA, o principal objetivo foi a inauguração da sala de depoimento especial, Ele explicou a finalidade deste espaço que é o primeiro inaugurado na Bahia – Ouça
O desembargador Salomão Resedá que é natural de Conceição do Coité disse que a sala de depoimento especial é um marco altamente significativo e que nós (coiteenses) temos que agradecer ao presidente, ele poderia inaugurar em qualquer comarca da Bahia e optou por Coité. “Isso é uma demonstração de apreço e carinho por Coité e fica a nossa gratidão ao nosso querido presidente do tribunal”, afirmou Salomão.
O desembargador disse que serão 54 inauguradas no Estado da Bahia e que nem todos estados do Brasil possuem salas de depoimento especial – Ouça
Nossa reportagem também conversou com o juiz da Comarca Gerivaldo Neiva e perguntou em relação a faixa etária que pode utilizar a sala para depor e ele disse que até os 18 anos, já que visa atender crianças e adolescentes. todas que sofreram qualquer tipo de violência, física, moral, sexual, e na referida sala não terá juristas e sim psicologa ou psicologo que terá o tempo necessário para conversar com a vítima, podendo ser acompanhado pelo juiz, promotora, defensor, mas o depoente não terá nenhum contato com eles, apenas com o profissional.
Doutor Gerivaldo destacou também a inauguração da Sala Passiva que fica no térreo em frente a porta de acesso a recepção do Fórum, segundo o magistrado vai atender aquelas pessoas que não têm a tecnologia para participar de uma audiência e utilizado este recurso pode participar caso esteja marcada para qualquer cidade fora.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram