Começa amanhã, 10, a edição 2022 da Bienal do Livro Bahia, no Centro de Convenções Salvador. O evento será aberto ao público às 9h, quando também acontece uma cerimônia oficial com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o secretário de Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, além de outras autoridades e a equipe da GL events, responsável pela organização da Bienal.
Para iniciar a solenidade, um grupo feminino baiano de poetry slam (“batida de poesia”, em português), o Slam das Minas (Bahia), fará uma apresentação que consiste em uma competição performática e dinâmica de declamação de poemas originais.
Haverá, ainda, a exibição do vídeo Bienal nas Escolas, que mostra as ações educativas desenvolvidas pelo evento, que vão além dos próprios dias do festival literário. Tudo acontece na Arena Jovem, um dos espaços da Bienal do Livro Bahia, e a condução da cerimônia estará a cargo da jornalista baiana Luana Souza, que também é escritora e apresentadora.
Com um investimento de pouco mais de R$ 5 milhões, a Bienal do Livro Bahia conta com o patrocínio master da Colgate, que ainda assina o espaço Arena Jovem, os patrocínios das empresas Supergasbras, Skeelo, Suzano, Ferbasa, Bracell e Accor, e o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Gregório de Matos. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site oficial do evento: www.bienaldolivrobahia.com.br, onde também é possível acessar todas as demais informações, e das bilheterias físicas fixas no Salvador Shopping e no próprio local.
Além das mais de 150 marcas expositoras e stakeholders do mercado editorial, a programação da Bienal, montada para todos os públicos, terá três diferentes espaços: o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil. Serão mais de 70 horas de conteúdo produzido pelos mais de 100 autores e personalidades convidados. A proposta de pluralidade tem o objetivo de promover a mais ampla possibilidade de troca de saberes e de estímulo à produção de conhecimento.