Conceição do Coité – A noite de sábado, 10 de dezembro de 2022, ficou marcada pelo lançamento do livro “Legado: O valor de uma vida” no Brasil, já que o mesmo teve o lançamento oficial em 05 de novembro, ou seja, 40 dias atrás, em Aveiro-Portugal.
A solenidade de lançamento do livro que tem a professora Aloízia Barros como uma das autoras, já que são 21 mulheres no projeto, aconteceu no Espaço Novo Sabor e reuniu familiares dela e de Priscila, colegas de trabalho e alunos, de modo especial do Colégio Olgarina Pitangueira Pinheiro, onde Aloízia está como diretora, além de amigos(as).
O livro é mais de autoria da escritora coiteense Priscila Goes que reside atualmente em Portugal e convidou 33 mulheres residentes no Brasil, Portugal, Suíça, Luxemburgo, Inglaterra, Espanha e Moçambique. “São 33 mulheres no Projeto (co-autoras) sendo que este lançamento feito ai pela pró Aloízia, corresponde ao primeiro volume com 21 mulheres, em breve faremos o lançamento do segundo volume na cidade do Porto com outras 12”, disse Priscila.
O livro publicado pela PG Editorial junto ao Clube do Legado, visa incentivar mulheres a escreverem as suas histórias de vida e superação. “Neste livro, você encontra muitas dores, circunstâncias muito desafiadoras de se ler, porém também percebe-se que após uma tempestade, sempre há o raiar do sol. As cicatrizes que são expostas nas entrelinhas deste livro nos ensinam o quanto somos fortes, capazes e resilientes.” Escreveu Priscila Goes no prefácio do livro.
A professora Aloízia antes de iniciar a sessão de autógrafos fez um breve relato de sua vida pessoal e carreira profissional, e algo inédito em sua vida, escrever um livro, mesmo como co-autora, e a maior satisfação por ser um projeto de uma ex-aluna.
“Falar de um legado é falar principalmente da vida e do “viver” dos meus 47 anos de vida, da bagagem que carrego, que faço o possível para se tornar leve, buscando sempre carregar prioritariamente as memórias e as amizades que cultivo e sempre cultivarei, deixar para a prosperidade de sua vida coisas boas, não é uma tarefa fácil, porém aprendi a extrair da vida o simplório ‘fazer dos limões uma limonada’, tentar sempre construir pontes e não abismo, olhar cada dia mesmo que seja o mesmo com um novo olhar, escrever essa participação no legado só consolida uma parte de minha vida de mulher, filha, mãe, irmã, esposa, cidadã, amiga, que constitui fundamentalmente quem eu me tornei, e me torno a cada dia, aos encontros que me transformaram e que ajudei a transformar. A palavra que sempre utilizo é a mesma, gratidão pela minha vida, das pessoas que estão ao meu redor que constroem cotidianamente meu legado aqui na terra”, falou emocionada Iza como também é conhecida a educadora.
A professora Aloízia é natural de Irecê, porém se transferiu para Conceição do Coité em 2007 e sempre lecionou no Colégio Olgarina, tendo assumido a direção no mês de março deste ano.
Neste livro, além de Aloízia, tem a participação da também professora coiteense Daiane Amâncio.