Uma verdadeira força-tarefa foi montada na manhã desta quinta-feira, 22, na área de estacionamento do Fórum Durval da Silva Pinto, na Praça dos Três Poderes em Conceição do Coité para captura de um animal raro nesta região. As primeiras informações davam conta que se tratava de um Lobo Guará, mas durante dos trabalhos o animal foi identificado como Guaxinim.
O serventuário da Justiça Joilson Araújo que está de plantonista do Fórum que se encontra em recesso de fim de ano, juntamente com Denis Mascarenhas, disse ao Calila Notícias que uma zeladora chegou no local pela manhã e viu o animal nos galhos da árvore, ela avisou ao porteiro e posteriormente a informação chegou pra ele que de imediato manteve contato com as autoridades competentes e a Central Integrada de Comunicação (CICOM) da Secretaria de Segurança Pública do Estado acionou o Águia Resgate.
Dois voluntários do Águia subiram na árvore e tentaram usar um laço, mas durante mais de meia hora não obtiveram êxito e diante do risco de o animal pular da árvore, solicitaram o recuo, enquanto aguardava o pessoal do setor ambiental do municipio que contou com assessórios mais adequados e um caminhão com escada e foi feito o cerco, um homem subiu na árvore e outros dois no guindaste do caminhão se aproximaram, no momento que iam laçar o bicho, ele saltou de uma altura de aproximadamente 3 metros e caiu desacordado, mas em menos de um minuto reanimou e deu muito trabalho para se manter dentro de uma rede. O animal silvestre apresentava um ferimento na face depois da queda.
Os voluntários do Águia Resgate e Anjos da Vida, juntamente com a guarda municipal e prepostos do setor ambiental do município travaram uma verdadeira batalha para transferir o animal da rede para uma caixa plástica usada para transporte veterinário, e no momento de nova tentativa o bicho conseguiu escapar e saiu correndo para os fundos do Fórum e foi perseguido por dois cachorros, até que parou no canto do muro ficou acuado onde aconteceu nova captura e conseguiram finalmente colocar na caixa.
O Guaxinin foi levado imediatamente para um veterinário onde passou por uma consulta, foi medicado e aguarda a presença de algum setor responsável de Feira de Santana ou Salvador.
Os órgãos competentes devem também a partir da agora tentar descobrir de onde surgiu esse animal, já que não originário do sertão nordestino, especula-se que podia está sendo criado em cativeiro e se soltou.
Ter o guaxinim como animal de estimação não é recomendado. Segundo a Lei nº 9.605/98, está proibido matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem autorização ou licença.
No Sertão de Pernambuco, o guaxinim é chamado de guará. De forma geral, no Brasil, diversas pesquisas indicam que esta espécie não se encontra em risco de extinção. E as principais ameaças relatadas são os atropelamentos nas rodovias, doenças transmitidas por animais domésticos e destruição do ambiente natural