O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) participou na manhã desta sexta-feira, dia 23, da entrega de 30 casas populares que fazem parte do Conjunto Habitacional Bernardino Nunes Cerqueira, na cidade de Candeal, município localizado no território do sisal.
Estas casas fazem parte do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) criado pelo governo federal em de junho de 2005 e teve como objetivo principal implementar políticas e programas que promovam o acesso à moradia digna para a população de baixa renda.
O parlamentar agradeceu a expressiva votação que obteve na eleição de outubro, ou seja, 1.132 votos, correspondente 19,51% dos votos válidos, lhe permitindo ser o mais votado do município. Alex da Piatã pediu para que todos zelem suas casas, pois é o local do descanso e da convivência com a família. Ele também parabenizou o prefeito Everton Cerqueira (UB) por ter conseguido resolver todos os problemas gerados até aquele momento e os investimentos próprios do município para que as famílias tivessem uma melhor qualidade de vida.
O convênio inicial em 2007 foi assinado pelo então prefeito Ribeiro Tavares, na época filiada no PFL (hoje UB) que foi reeleito pelo MDB em 2008. Veio Fernando Nery, também pelo MDB em 2012, depois Everton Cerqueira do UB em 2016 e reeleito em 2020.
A Secretaria Nacional de Habitação, ligada ao Ministério de Desenvolvimento Regional, responsável por acompanhar e avaliar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia ficou a frente do programa até 2014, quando essa responsabilidade passou para a Caixa Econômica e no dia 31 de dezembro daquele ano a Prefeitura assinou com o banco o convênio para que a obra fosse contratada.
O prefeito Everton Cerqueira disse em seu pronunciamento que todos os ex-prefeitos fizeram sua parte e tentou destravar a obra, inclusive ele em seu primeiro mandato. “Sempre estive determinado a concluir esta obra que ao longo do tempo encontrou dificuldades postas pela burocracia, troca em empresas para realização da obra, atrasos nos repasses dos recursos, licenças ambientais, pois no local existia um lixão, alem de questões judiciais. Foram realmente vários entraves que causaram atrasos e a paralisação da obra. Hoje estamos permitindo que estas famílias vivam um feliz natal em seus lares”, concluiu Cerqueira.
Os moradores receberam suas casas com energia, sistema de água, ruas pavimentadas e com escritura. Os prefeitos de Retirolândia, Vonte do Merin (PSD), Água Fria, Renan de Ziza (PL), Ichu, José Gonzaga (PSD) e de Ipecaetá, Júnior Piaggio (PSD), prestigiaram o evento.
No final, um representante de cada família foi chamado para receber a escritura. 29 destas famílias as escrituras foram registradas em nome das mulheres, apenas um homem, Erito dos Santos Santana, por ser solteiro, teve a casa registrada em seu nome e todos os beneficiários foram àqueles cadastrados em 2004, quando começou a mobilização para implantação do sistema habitacional.