Após a publicação de uma reportagem aqui no Calila Noticias sobre um paciente Derneval Teixeira de Oliveira que revoltado depois de fazer uma viagem até Salvador e perdeu o horário da revisão de cirurgia de joelho, tendo ele escrito um texto e publicado em redes sociais, atribuindo a ‘demandas extras’ da Prefeitura, inclusive em situações que nada tinha a ver com o setor de saúde, que a Secretaria tinha se equivocado no horário informado a ele que deveria chegar às 13h30, saiu de Coité às 09h de segunda-feira, 23, e ao chegar na recepção às 13h10 teria sido informado que deveria ter chagado ás 07h, que no retorno o motorista passou na casa do prefeito Marcelo Araújo em Salvador para entregar um envelope, numa loja de peça automotiva, tendo chegado em casa às 22h, depois de 13h praticamente dentro da ambulância, a Secretaria de Saúde foi procurada pela nossa reportagem para se posicionar sobre o caso e informou que posteriormente encaminharia uma nota e cumpriu, porém, em nenhum momento admitiu irregularidade no serviço prestado ao paciente. Leia abaixo a nota na íntegra
A Prefeitura de Coite, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que o transporte foi realizado de acordo com o procedimento padrão, sem nenhuma alteração de rota ou qualquer situação que esteja fora do protocolo. O que ocorreu foi um equívoco por parte do paciente que informou à Secretaria de Saúde que tinha uma consulta agendada para Salvador às 13h30, quando na verdade estava agendada para 7h. Vale ressaltar que é de responsabilidade direta do paciente a marcação e agendamento do transporte e não da secretaria municipal, que apenas realiza o agendamento da locomoção entre municípios e realiza o deslocamento.
Outro ponto fundamental é que o paciente chegou ao local dentro do horário para atendimento caso sua consulta realmente fosse às 13h30.
Com relação a acusação de compra de peças ou entrega de envelopes, a informação é improcedente. Entendendo que o paciente estaria em consulta, o motorista usou o tempo que seria do atendimento para entrega de documentações no Centro Administrativo da Bahia. O que resultou o estresse do paciente foi o fato de ter perdido sua consulta e, neste caso, precisou aguardar o motorista finalizar a atividade.
A secretária de saúde entrou em contato para esclarecimento com relação a conduta do motorista e verificar se houve por parte do profissional alguma atitude inadequada. Ainda de acordo com a secretária, o paciente reconheceu que o equívoco com o horário do atendimento foi provocado por ele mesmo e que não houve por parte do motorista nenhum comportamento que desabone sua conduta.
A Secretaria de Saúde realiza o atendimento com responsabilidade e respeito à dignidade da população que necessita do serviço e está sempre à disposição para melhor atender. Após reconhecimento da falha com relação ao horário de agendamento, o paciente realizou a remarcação e será conduzido devidamente pela secretaria no dia e horário reagendado.