A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) há 3 anos, divulgava o primeiro caso positivo do novo Coronavírus em território baiano, sendo uma mulher moradora de Feira de Santana que estava na Itália.
O Lacen (Laboratório Central do Estado da Bahia) teve o resultado do teste no dia 5, numa quinta-feira, na sexta-feira, 06, a imprensa baiana já repercutia a informação. Aquela altura muita gente já estava morrendo na China e na Europa e o clima em Feira de Santana já estava muito tenso, para se ter uma ideia, no mesmo dia da repercussão muitas farmácias em Feira de Santana esgotaram o alcool em gel.
Nas lojas as pessoas já respeitavam o distanciamento social, embora os orgãos de saúde divulgavam que não havia motivos para desepero naquele momento, já que a mulher que havia chegado com sintomas da doença não teve nenhum contato com outras pessoas, exceto alguns familiares e logo ficou em isolamento.
A paciente veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil que tinha registrado o primeiro caso uma semana antes em São Paulo.
Show da Banda Skank
No mesmo dia que repercitiu na mídia o primeiro caso do novo Coronavírus [ainda não era chamado covid nome dado posteriormente] estava marcado o show da banda Skank no Aria Hall, era o inicio de uma turnê de despedida da banda que prendia percorrer o Brasil, antes de encerrar as atividades, na sexta em Feira e no saábado em Salvador, mas dias depois com o aumento dos casos não foi mais permitido eventos com aglomerações e a banda, assim com as outras foram obrigadas parar.
A Bahia atualmente registrou um milhão e setecentos e noventa mil casos de covid-19, com 31.459 mortes.