Tem crescido bastante a mortandade de criações, principalmente caprinos e ovinos praticamente em todo estado da Bahia, porém a região onde acontece com maior frequência o exterminio dos animais tudo indica que é a do sisal.
O assunto foi tratado pelo deputado estadual Luciano Araújo (Solidariedade) na última terça-feira (14) durante a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia a qual o parlamentar é membro.Ele denunciou no colegiado os ataques aos caprinos e ovinos por parte de cães.
“Essa ação predatória à criação de caprinos e ovinos na Região do Sisal deve ser investigada pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. Afinal, os prejuízos estão sendo irreparáveis na região. Em Retirolândia, por exemplo, a situação está insustentável para os pequenos agricultores”, afirma Araújo.
Ele frisou que na condição de parlamentar da região tem recebido diversas imagens do extermínio. Luciano Araújo é natural de Valente. Naquele municipio em julho do ano passado, 16 animais foram mortos por cães.
O Calila Notícias que muitas vezes recebeu sugestão de pauta de criadores, todos, sem exerção lamentam prejuízos e o desejo de parar de criar, o mais recente Dalton Maia que tem propriedade na região do Distrito Juazeirinho em Conceição do Coité, segundo ele, pelo menos 6 criadores nos últimos 6 meses já deixaram de criar.
Nossa reportagem esteve no ano passado na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe onde reuniu criadores de cinco municipios da bacia do Jacuípe em busca de soluções para o grave problema. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da Bacia do Jacuípe (SINPRORBJ) e na oportunidade foi definido importante enacaminhamento, inclusive solicitação de Audiência Pública junto a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Nossa reportagem não teve mais nenhuma informação sobre o andamento, mas com a disposição de lutar pela causa, o deputado Luciano Araújo ja se mostra disposto e pode ser um importante passo para solucionar um problema sem solução há decadas.