O patio do Educandário Divino Mestre (EDM) na cidade de Conceição do Coité ficou totalmente lotado de pais, responsáveis e alunos para uma reunião com a presença do comandante da 4ª Companhia/PM – Coité, Charles Vieira e a delegada Ludmila Andrade Araújo titular da Delegacia Territorial de Coité.
A reunião tinha como principal objetivo esclarecer sobre a atual realidade de pânico que professores e alunos estão vivendo em razão dos recentes ataques e boatos e ameaças que circularam em redes sociais nas últimas semanas, inclusive aos alunos e professores do EDM, tirando a paz e a tranqulidade de todos, muitos chegaram a comentar com os pais que não iriam para escola.
O capitão Charles esclareceu que tão logo começou circular as informação teve início as investigações para saber se havia ameças reais ou era fake news e chega a conclusão que após um trabalho oestensivo e que as ameaças não passam de fake news.
“Tivemos três ameaças, as três foram registradas as ocorrências, os jovens foram ouvidos os adolescentes nenhum tem ligação com o crime de maneira nenhuma, disseram que motivados pela onda na internet, fizeram uma brincadeira nos grupos. O objetivo deles na verdade era não assistir aula, não estava querendo ir pra escola e fizeram essa brincadeira de mau gosto, algo assim. Mas aproveito para acalmar a sociedade, os pais de alunos, que a situação está sob controle, está tudo tranquilo”, afirmou o oficial PM.
Em relação a postagem que aparece a foto de uma arma com ameças direcionadas aos aos alunos e professores do Divino, capitão Charles informou que aproveitaram uma postagem no estado de Goiás.
O comandante disse que mesmo com as informações não passarem de boatos e fake news já vem dobrando as atenção e intensificado os trabalhos, que esta semana está recebendo duas motocicletas que serão utilizadas apenas em rodas escolares, para reforçar o trabalho que já vem sendo realizado com viaturas.
A delegada Ludmila disse que até o momento chegaram três denuncias na Delegacia, está sendo apurado caso a caso, e na próxima semana serão ouvidos mais quatro, os diretores também estão sendo ouvidos. Os alunos que já foram ouvidos disseram que não passa de brincadeira, e não há nenhuma informação que envolva pessoa adulta ou de fora do município. São os proprios alunos das escolas, no intuito de causar confusão, tulmututar e fazer essas brincadeiras de mau gosto e com a intenção de suspensão das aulas, fazem tudo isso, eu disse que todos podem ficar tranquilos, de tudo que apuramos nada é visto como ameaça real.
Vale lembrar que em praticamente todo estado da Bahia, assim como outros no Brasil tem registros desse tipo de ameaça. Até a última quinta-feira, 13, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) já tinha apreendido 30 adolescentes na capital e interior.