Nesse domingo, 21, na igreja do Cruzeiro, às 17h, acontecerá a missa em homenagem ao sociólogo Ildes Ferreira, ex-vereador, ex-secretário de Estado, ex-secretário do Município de Feira de Santana, que completa 4 anos de falecido no dia 21 de maio de 2023. Será também lançado o livro em sua homenagem.
O livro teve iniciativa do professor João Bosco da Silva, que trabalhou com o Ildes na Sedeso – Prefeitura de Feira de Santana e, durante o seu tratamento, prometeu escrever sua história.
Com apoio de familiares e amigos, coletou dados sobre a vida e descobriu curiosidades sobre o sociólogo. São narrados fatos sobre a origem, a vida acadêmica e profissional, o tratamento e a luta incansável pela vida. Mensagens de familiares e amigos também estão publicadas, deixando a leitura emocionante e despertando saudades.
Sobre o livro
O livro Ildes Ferreira de Oliveira – Uma pequena história de uma grande vida, é uma homenagem ao Sociólogo que nos deixou em 2019, causando consternação em todos os familiares, amigos, colegas de trabalho e na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), deixando registrado, para posteridade, as marcas de um profissional dedicado às causas humanistas da sociedade.
Origem
Ildes Ferreira nasceu em Valente no territóriodo sisal, numa pequena roça, juntamente com outros quatro irmãos, um deles, Ismael Ferreira ex-prefeito do Município. Os estudos iniciais foram difíceis numa pequena escola da zona rural, mas com dignidade conquistou espaços acadêmicos e cargos públicos relevantes.
Nos tempos finais de sua existência, passou a comentar com os amigos sobre a rapidez como a vida passa, e que todos deveriam procurar viver cada dia, lembrando-nos a expressão em latim que diz “Carpe Diem”, de um poema de Horácio, que sugere aproveitar o dia com muita intensidade, pois não sabemos o que nos espera no dia seguinte.
Vários familiares e amigos participam do livro prestando homenagens, com depoimentos emocionantes.
A ideia da família é entregar um exemplar do livro a quem comparecer ao evento de lançamento no domingo durante a missa especial que será celebrada pelo padre Pedro Júnior, na igreja do Cruzeiro, que era o templo que Ildes frequentava, próximo da sua casa.
Cópias do livro também serão entregues a bibliotecas, para servir como fonte de pesquisa.
CN | Fonte: Acorda Cidade