Um grande movimento iniciado por um grupo de comerciantes e políticos do município de Quijingue em 2011, liderado pelo o então comerciante do ramo de supermercado, hoje prefeito Nininho Góis (PL), foi retomado com mais força e disposição para concretizar o sonho de asfaltar o trecho da BA 381 que liga Quijingue à Cansanção no território do sisal.
Esta obra vai contribuir para o desenvolvimento da região, já que liga duas rodovias federais de grande importância na Bahia, ou seja, a Santos Dumont (BR 116), com a Lomanto Júnior (BR 407). “A BA 381 tem aproximadamente 136 km de extensão e somente o trecho de Quijingue a Cansanção [40 km] não está asfaltada”, ressalta Nininho Góis.
A partir de Filadélfia na BR 407, conforme mapa acima, os condutores de veículos seguem pela BA 381 passando por Itiúba e Cansanção onde poderia seguir para Quijingue rodando mais 42 km, no entanto, sem asfalto o trecho não oferece condições de trafego e os motoristas precisam aumentar em mais de 100 km. De Cansanção a Monte Santo (33 km pela BA 120), Monte Santo – Euclides da Cunha mais 40 km )BA 220), cerca de 15 km pela BR 116 até o contorno para Quijingue onde precisa rodar mais 35 km pela BA 381.
A primeira manifestação pública de reivindicação para asfaltar este trecho foi em setembro de 2011, quando uma comissão liderada por Nininho entregou ao então secretário de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, atualmente ocupando uma cadeira no Senado. Na ocasião uma abaixo-assinado pedindo a intervenção do governo foi entregue. Na ocasião Otto revelou que estava sendo a primeira provocação para pavimentação asfáltica daquele trecho, que conhecia por ter passado várias vezes, prometeu verificar, se o projeto estivesse no PPA, Plano Plurianual Participativo, se tivesse orçamento, daria atenção especial à solicitação. O Calila Notcias publicou reportagem na ocasião. Relembre
O plano não saiu do papel e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) através do presidente Benjamim Santana Cardoso Miranda, provocou o comércio para a importância da retomada deste movimento, levando em consideração, dentre tantas vantagens, o aquecimento da economia com a presença de mais pessoas na cidade e a facilidade de chegar às mercadorias, pois ouvia muitas queixa das transportadoras.
Benjamin Santana disse que foi unânime aceitação dos comerciantes e com essa decisão iniciou os passos para sensibilizar o governador Jerônimo Rodrigues. “Hoje somos 55 associados ao CDL, mas no município tem mais de 300 casas comerciais”, destacou o diligente lojista.
O que já foi feito
Benjamin disse que conversou com o prefeito e que o mesmo recebeu com entusiasmo a manifestação da CDL “e daí em diante passou a caminhar junto para concretização deste sonho e desta necessidade”.
A CDL inclusive realizou um ‘adesivaço’ de maneira apartidária para chamar atenção da população e dos governantes.
O assunto foi debatido na Câmara de Vereadores em uma sessão especial e todos os parlamentares assinaram o manifesto de apoio. A soma dos votos válidos, tomando com base a eleição de 2020 para vereador, totaliza 12.125 votos dados aos vereadores que assinaram o documento.
Nininho fez contato com os deputados mais votados no município
Compromissado com a luta, o prefeito Nininho foi a Brasília coletar assinatura dos deputados federais votados na eleição de 2022 no município que somam 9.081 votos. Assinaram o manifesto os dois deputados mais votados no município, João Carlos Bacelar (PL), 4.094 votos e Gabriel Nunes (PSD), 3.806 votos. O deputado Josias Gomes (PT), também votado no município por 1.109 eleitores e os deputados Neto Carlleto (PP) e Joseildo Ramos (PT), que também foram lembrados, no caso de Neto, por 59 eleitores e Joseildo, 13, também externaram apoio.
O prefeito disse que procurou outros deputados votados no município, mas não entrou nos gabinetes, “ acredito que todos vão nos ajudar nesta missão”, disse o gestor.
Em Salvador, na Assembléia Legislativa, assinaram o documento os deputados Alex da Piatã (PSD), Laerte do Vando (PSC), Marcinho Oliveira (União Brasil) e Fátima Nunes (PT). Juntos eles receberam os votos de 7.142 eleitores do município.
Outro passo dado pelo movimento foi à entrega do documento solicitando a elaboração do projeto ao secretário de Infraestrutura do estado, o deputado federal licenciado, Sérgio Brito (PSD). Acompanharam Nininho na entrega do documento, os deputados estaduais Alex da Piatã e Laerte do Vando. O deputado federal Gabriel Nunes, também participou da audiência.
O prefeito lembrou que nesta mesma audiência tratou do conserto da ponte sobre o Rio Quijingue e saiu com a garantia que seria feita a intervenção imediata, e as obras realmente começaram na sexta-feira, 09.
Veja também
Asfalto da BA 381 entre Cansanção/Quijingue, sonho próximo de tornar realidade.Conheça o trecho