Há quem diga que no Brasil quando termina uma campanha eleitoral começa outra, não deveria, porquê todo mundo precisa de descanso, mas não é assim que ‘a banda toca’, a grande maioria vive em constante campanha e os que não são vistos, são àqueles chamados ‘políticos copa do mundo’, só são vistos de 4 em 4 anos.
A coisa funciona assim: as lideranças municipais fazem campanha para seus deputados, senadores, governador e presidente até minutos antes de fechar ás urnas, tiram alguns meses de descanso, diria até a posse dos eleitos, depois, passam a se preocupar com suas pré-campanhas. A coisa inverte, o candidato a prefeito ou vereador passar a buscar apoio dos depuatdos, senadores, governador que ele ajudou elegê-los.
Um dos momentos que identificamos a movimentação política é quando participamos de atos com a presença do governador. Nesta “pegada” o CN acompanhou Jerônimo Rodrigues na agenda de sábado, dia 17, em Serrinha e Santa Bárbara e notamos a presença de políticos de várias cidades, muitos deles já declarados pré-candidatos, prefeitos com pretenções de reeleição e outros em fim de mandatos que apoiarão sucessores.
Valente– O prefeito Ubaldino Amaral foi o único prefeito do União Brasil presente na visita do governador Jerônimo Rodrigues, em Serrinha. “Babau”, como é conhecido, estava aniversariando naquele sábado e tinha uma inauguração em sua cidade, com esta justificativa, depois de ser visto no ambiente retornou para o seu município.
Amaral foi eleito em 2020 para cumprir seu quarto mandato tendo Zé de Zeli na vice, houve boatos que ele abriria mão de Zé, para tentar a reeleição em 2024, mas respondeu ao CN que a chapa está firme e vai repetir a dose no ano que vem.
Não demorou muito a saída de Ubaldino do ambiente com o governador em Serrinha, chegou o ex-prefeito Marcos Adriano de Oliveira Araújo (PSDB) acompanhado do vereador Sissi (PSD). A conversa é que os dois vão formar uma chapa para “encarar” Ubaldino. Vale lembrar que Marcos chegou a Prefeitura com apoio de Babau, mas a quem diga que não concorreu a reeleição por imposição dele que queria voltar ao poder.
Marcos Adriano e Sissi, encontraram o ex-prefeito Ismael Ferreira (PT), amigo do governador Jerônimo Rodrigues e companheiros de partido. Marcos quando se elegeu em 2016 foi numa disputa com Ismael que tentava a reeleição. Comenta-se que eles podem marchar juntos em 2024, como, não sabemos.
Conceição do Coité – Tem comentários e a cada dia ganha mais força que a chapa que terá o apoio do deputado estadual Alex da Piatã já está formada, tendo Val sua esposa, ela que foi vice-prefeita de 2016 a 2020 para prefeita e o vereador Betão como vice. Val era o nome mais badalado para a disputa em 2020, porém o então prefeito Assis ‘bateu o pé’ e disse que a escolha do candidato era dele e acabou apoiando um nome que não foi o desejo da maioria e no final ‘entregou o ouro’ a um desconhecido.
O que se comenta é que Val vem numa ‘mesma pegada’ e seu nome se mantém em alta, e tem sido aceita a ideia de Betão vereador de seis mandatos na vice. Os dois estão ‘correndo trecho’.
São Domingos – A grande novidade no último fim de semana durante o São João antecipado foi o anunicio do rompimento do ex vice-prefeito Fabinho de Santo Antônio com o grupo liderado por Izaque Junior. O impacto maior foi o rompimento, seguido de anuncio de adesão ao grupo de Ilário Carneiro, e a quem diga que ele será o próximo candidato a vice, já que Marcão rompeu com Ilário.
Fabinho disse que a primeira conversa que teve com liderança do grupo de Ilario foi com Chico de Flori, seu irmão. Segundo ele, mesmo estando em situação politica oposta jamais perdeu amizade com Chico e disse ao Calila que Izaque Junior descumpriu a palavra e não tinha como seguir, mas deixou claro, não foi dinheiro, “todos em São Domingos sabem que ninguém me oferece dinheiro por apoio que não aceito, se me oferecer dinheiro mando embora”, disse.
O presidente estadual do Solidariedade Luciano Araújo disse ao CN que fez articulação para que Fabinho que é filiado ao seu partido aderir ao grupo de Ilario, segundo ele sempre teve vontade de fazer política do lado de Ilário e que agora Fabinho chega para dá mais musculatura a gestão de Ilario e tem certeza que Fabinho vai somar muito por ele não ter ido só, “Fabinho já trouxe um grupo com ele e tem mais gente para aderir”.afirmou o deputado.
Euclides da Cunha – O prefeito Luciano Pinheiro (PDT), está concluindo o mandato de 8 anos [ eleito em 2016 e reeleito em 2020] disse que só divulga o nome do sucessor, ou seja, aquele que terá o apoio do seu grupo, no inicio do próximo ano. Mas, uma coisa ele deixou certo: vai ser do PDT, pois “a família 12 é forte e não tem pra ninguém. Vamos ganhar as eleições, tanto para prefeito como maioria dos vereadores,”, garantiu.
Tanquinho – O ex-prefeito Jorge Flamarion de Souza (PT), disse que colocou seu nome como pré-candidato a prefeito para disputa do próximo ano, mas garantiu está bem alinhado com o seu colega de partido, atual prefeito Zé Luiz. Disse que se curou de um câncer recentemente e deve encarar, se não a disputa para prefeito, pode ser também na vice.