Técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), irão aplicar nas próximas segunda e terça-feira (24 e 25) diagnósticos em Unidades de Produção Familiar (UPF) de comunidades rurais de Banzaê e Ribeira do Pombal. A atividade faz parte do curso de formação, oferecido na gerência de Ribeira do Pombal, para 36 técnicos agrícolas e sociais do Território Semiárido Nordeste II.
“O objetivo é qualificar os técnicos para levantar a realidade das unidades de produção, levando em conta os aspectos das relações produtivas, sociais, de ocupação da mão de obra familiar e dos subsistemas da pecuária e da agricultura, para encontrar a viabilidade socioeconômica do empreendimento rural”, explicou o técnico da EBDA, José Milton da Silva, que junto com os técnicos José Dutra de Oliveira e Lucivan Souza, compõe a equipe de formação.
Durante o curso serão contempladas as famílias das comunidades Baixa da Berlenga e Alexandrino, em Ribeira do Pombal, e da Aldeia Araçás, em Banzaê. Nos próximos meses, os técnicos deverão aplicar mais de oito mil diagnósticos em diversas comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, dos 18 municípios do território.