O deputado Pedro Tavares (PMDB), um dos mais jovens da Assembleia Legislativa, vem realizando uma série de visitas com objetivo de contatar com as bases do PMDB, buscando contribuir com as eleições de 2012 e colocar a disposição à estrutura do mandato para os projetos e atividades da legenda. O parlamentar visitou recentemente as cidades de Retirolândia e Valente
Retirolândia – Em Retirolândia, Pedro Tavares se reuniu com o prefeito José Alberico Silva Moreira, “Bequinho”, onde conversaram demoradamente sobre os projetos que estão sendo viabilizados para o município, a exemplo da drenagem e calçamentos para ruas dos Bairros ACM e Pocinho, no valor de hum milhão e trezentos mil reais, cujos convênios foram assinados. Segundo Tavares, na próxima semana estará sendo agendada uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para agilizar as liberações dos recursos. “Agora é momento de fazer o município avançar, pois os três primeiros anos de Bequinho foram muito difíceis por causa da situação com recebeu da gestão passada. Muita inadimplência, frota acabada e muitos débitos”, afirmou o parlamentar.
Segundo Tavares, o prefeito de Retirolândia é um homem sério e desde o primeiro momento que assumiu a Prefeitura vem buscando arrumar o município. “2009 foi um ano de dificuldades pelo que encontrou de herança do ex-prefeito, depois veio 2010, onde passamos por uma crise, mas assim mesmo foram apresentados os projetos e em seguida, o período eleitoral e não podia mais assinar convênios e receber recursos, tanto do estado, quanto federal”, lembrou.
O deputado festejou alguns avanços e citou a aquisição dos três carros-pipa e as obras de calçamento e drenagem da Avenida Arquimedes Moreira, onde foram investidos R$ 950 mil, recursos do Ministério da Integração Nacional na gestão do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Segundo Pedro, o partido estar decidido investir a reeleição do prefeito Bequinho, pela fidelidade partidária e seriedade como vem conduzindo o município de Retirolândia. “A história política de Bequinho se mistura com a do PMDB na região, pois foi sempre uma referência quando o assunto era o PMDB na região do sisal e nós queremos formar o maior arco de alianças em trono do nome dele. Neste sentido vamos conversar com todos”, concluiu. Deputado no exercício do primeiro mandato, Pedro Tavares teve apenas 01 voto na eleição de 2010 em Retirolândia.
Bequinho disse ao CN, que não é biruta de aeroporto para ficar mudando de direção e que não se poder fazer política sem respeitar o partido. “O único partido que me filiei, ao longo de toda minha vida, foi o PMDB, onde estou e muito satisfeito”, afirmou o chefe do executivo de Retirolândia.
Valente – Recepcionado pelo diretório do partido no município, presidido pelo vereador Gabriel Oliveira Mota, o parlamentar participou de uma reunião na residência do ex-vereador José Lopes da Cunha, mais conhecido com Zelí de Dário, no Distrito de Valilândia, ás 18 km da sede. Pedro ouviu as reinvindicações da comunidade, em especial a necessidade de reforma da principal estrada de acesso à cidade de Valente e a aquisição de uma ambulância que atenda diretamente ao Distrito.
Zelí, que foi vereador entre os anos de 1992 á 2006, disse a Tavares que ele necessitava ser igual a ex-deputado Geddel Vieira Lima, pois quando falava alguma coisa, podia esperar que era comprida. Afastado do mandato, Zelí indicou em 2008 seu filho José Robson Duarte Cunha, que venceu a eleição com 605 votos, sendo 498 obtidos nas urnas da região da Valilãndia.
Zé de Zelí, como é conhecido o vereador, afirmou que faz política de grupo e que se Pedro tivesse sido o nome de consenso, seria um dos mais votados do município. Em 2010, o nome de Pedro Tavares chegou a ser cogitado pelo presidente de Associação Bernailton Reis Almeida, mas por questão de arrumação partidária, tiveram que votar em outro deputado.
O deputado garantiu que é o mesmo “Pedrinho” que caminhou junto nas diversas campanhas de Geddel Vieira Lima e estar à disposição do município. “Um coisa é certa e todos fiquem cientes; Se posso, posso. Se não posso, não posso. Digo isto por saber que não sou deputado de governo, mas darei a vocês, que considero meus amigos, toda atenção e estarei sempre presente, quantas vezes for solicitado”, concluiu.
Para o suplente de vereador José Roberto Arcanjo de Oliveira, “Roberto do Fórum”, recém-filiado ao PMDB, o partido tende a apoiar a candidatura de Ismael Ferreira para prefeitura na eleição do próximo ano. Ele disse que deixou o PPS e passou para o PMDB pela história do partido e pelo trabalho que a diretoria vem se propondo a fazer, ou seja, construir um movimento diferente.
Gabriel Oliveira confirmou ao CN que o partido vai caminhar com o mandato de Tavares, que obteve apenas 103 votos na eleição de 2010, mas estar determinado a ajudar nos projetos de desenvolvimento de Valente.
Ubaldino ofereceu a vaga de vice – Na passagem pela cidade de Valente, o parlamentar encontrou com o prefeito Ubaldino Amaral (PSC) no Restaurante Pé de Pau, onde conversaram sobre a política local e a sucessão.
Ubaldino disse ao deputado que existem quatro nomes que estão sendo cogitados para candidato a prefeito e que deixaria a vaga de vice para ser indicada pelo PMDB, pois admirava muito o vereador Gabriel Oliveira Mota pela fidelidade partidária e havia pessoas da família Mota manifestando desejo de votar nos candidatos apoiados por ele.
Pedro respondeu ao prefeito que esta decisão cabe ao diretório municipal. O desejo do prefeito foi colocado fora de cogitação pelo vereador Gabriel, presidente municipal do PMDB.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas