Atendendo ao pedido do deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, 6 deputados estaduais de duas comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ou sejam: Agricultura e Infraestrutura visitaram a cidade de Valente na manhã desta quinta-feira, 05, para cumprir extensa agenda, mesmo sendo considerada como uma ‘breve passagem’, já que o destino dos deputados era a cidade de Juazeiro, no Norte do Estado.
Os parlamentares chegaram ao aeródromo pouco depois das 08h em único avião: o anfitrião Luciano Araújo ao desembarcar apresentou a comitiva composta Manoel Rocha [presidente da Comissão da Agricultura], Roberto Carlos, Júnior Nascimento, Ricardo Rodrigues, Jordávio e Eduardo Salles [presidente da Comissão de Infraestrutura], em seguida disse que ali estavam para fazer uma visita técnica ao lacticineo da APAEB ( Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) para ele, um exemplo de assosciativismo para a Bahia e para o Brasil, e a APAEB indústria de tapetes conhecida no mundo todo.
Os deputados continuaram juntos quando fizeram o trajeto de visitas numa van, tendo a primeira parada no lacticínio da APAEB onde foi recebido pelo gerente Claudir Santana que apresentou o espaço de produção de alimentos a base de leite de cabra e em seguida os visitantes puderam fazer a degustação.
Ao Calila Notícias Claudir disse que é de fundamental importância poder receber pessoas quem tem força para atender as demandas, segundo ele o principal apoio que busca é no sentido de conversar com os orgãos do estado para que sejam menos burocráticos.
Ao deixar o lacticínio que fica em uma área anexa ao Clube da APAEB a comitiva se dirigiu para a fábrica da entidade localizada às margens da BA 416, no sentido São Domingos, ao chegar foi recebida pela diretoria que passou apresentar os principais departamentos, tendo o sisal como matéria prima até o produto final que é o tapete. Luciano Araújo lembrou que é daquele local que sai o tapete exportado para o mundo inteiro, inclusive será reportagem no Fantástico.
Ainda na área da fábrica os deputados e demais convidados se concentram em uma sala onde puderam avaliar e pontuar ações que possam contribuir para que a APAEB continue firme na geração de emprego e renda. Ismael Ferreira um dos fundadores da APAEB, lembrou que a entidade completa 43 anos e relatou as dificuldades enfrentadas, sobretudo com preço do sisal e a questão do armazenamento do produto.
Segundo Ismael os sisaleiros estão precisando de apoio urgentemente, pois, segundo ele o sisal tem o menor preço da história, o mercado está parado, “é imprensidivel uma força no sentido de encontrar medidas urgentes da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) entrar no mercado, isto já está sendo conversado, mas também de projeto estruturante para resolver definitivamente o problema do sisal, especialente em relação ao aproveitamento, evitando o desperdício”, afirmou.
Ferreira disse ao CN que nestes 43 anos momentos ruins já tiveram e que nos últimos 12 anos, vive a pior fase.
Todos deputados se comprometeram a buscar soluções para os problemas apresentados, segundo eles, cada parlamentar é de partido diferente, mas tem viajado pela Bahia para conhecer os problemas e não levam as questões partidárias.
Manoel Rocha é deputado de primeiro mandato, filho do ex-deputado Zé Rocha, na condição de presidente da Comissão da Agricultura, disse que esse trabalho da comissão vem acontecendo de forma intinerante em toda Bahia e deste vez chegou a região do sisal, de maneira especial Valente onde está a APAEB que é um grade exemplo de associativismo, onde seus produtos são entregues por todo País e exterior. “E a gente tem a oportunidade de conversar com os produtores, com a população para ver de que forma a Assembleia Legislativa pode ajudar incentivar cada vez mais essa economia que gera emprego e renda”. disse o parlamentar.
Eduardo Salles é agronomo e já dirigiu a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia por 6 anos, pode dizer que conhece a Apaeb como a ‘palma das mãos’. Ele que está a frente da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico disse que tem sido uma rotina essas visitas em diversos cantos, seguia para Juazeiro e atendeu ao pedido de Luciano que ele considera um dos mais atuantes deputados de primeiro mandato da história da Assembleia Legislativa, para conhecer a atual situação da APAEB. “É muito importante essas visitas in loco para juntos conhecerem as dificuldades do lacticinio, do sisal, dos produtores rurais, da agroindustria… Enfim, ouvir e apresentar soluções”, afirmou Salles.
Júnior Nascimento ressaltou que não é membro da comissão da agricultura nem da Insfraestrutura e sim a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) mas que o assunto ‘sisal’ lhe diz respeito, já que é natural de Campo Formoso um municipio que fornece o produto para as industrias desta região de modo especial Valente e Coité.
A última parte da visita técnica aconteceu a sede o IDR Sisal que fica a menos de 1 km da APAEB. No local funcionou por muito tempo um centro de pesquisa e tecnologia tendo sido inaugurado há 23 anos.
Segundo Luciano Araújo no local era realizado pesquisas para buscar um melhor aproveitamento do sisal e ele lamentou ao informar que o referido centro encontra-se abandonado e sem nenhum utilidade. “Hoje trago aqui essas duas importantes comissões com intuito de nos ajudar junto a CIMATEC Sertão pra que a gente tenha um aproveitamento melhor nessa estrutura que está pronta pra que a gente possa começar o trabalho”.
Na oportunidade Eduardo Salles e Manoel Rocha assumiram o compromisso de juntos com a força das duas comissões marcar uma audiência para irem ao presidente da FIEB (Federação das Industrias do Estado da Bahia) para fazer com que àquela estrutura não fique obsoleta.
Ver essa foto no Instagram