A deputada Fátima Nunes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos para a IV Feira Literária Internacional de Canudos (Flican), ocorrida entre os dias 13 e 16 do mês passado, no município de Canudos, sob o tema central “Literatura e Resistência”. A parlamentar solicitou que a Casa encaminhe a homenagem à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
Segundo a petista, o evento – realizado pela Uneb com apoio do Governo do Estado, através das secretarias da Educação e da Cultura do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC) e da Prefeitura de Canudos – trouxe como destaque os 10 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro, e o Bicentenário do Brasil na Bahia. Ela ressaltou que, desde sua primeira edição, a Flican acontece em sítios icônicos da história e da cultura, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).
Para a deputada, é fundamental que a ALBA dê visibilidade a evento tão grandioso, que faz alusão a um momento histórico como a guerra de Canudos, ocorrida, entre 1896 e 1897, no sertão baiano. A moção traz informações sobre o conflito e saúda o professor da Uneb, Dr. Luiz Paulo Almeida Neiva, curador da Flican e pesquisador sobre Canudos. “Nesta quarta edição, a Flican homenageou a escritora e professora da USP, Walnice Galvão, importante nome da literatura brasileira e que vem ao longo dos anos contribuindo para preservar a memória histórica do massacre de Canudos”, registrou Fátima Nunes.
CN | Fonte: Ascom ALBA