Uma movimentada reunião convocada pelo prefeito Ubaldino Amaral (União Brasil) foi realizada na noite desta segunda-feira,04, no Distrito de Valilândia, município de Valente onde contou com a presença de vários representantes da cadeia produtiva do sisal com destaque para os trabalhadores do campo, donos de motores e de batedeiras das localidades onde tem forte vocação para o plantio, a exemplo de Valilândia, Queimada do Curral, Ichu, Santa Rita de Cássia, Itareru e adjacências, no total de 200 pessoas envolvidas diretamente.
Além do prefeito Ubaldino participaram da reunião o vice-prefeito Zé de Zeli, vereadores: Guio da Valilândia, Gaby Gás, Vado do Hospital, Guto da Saúde e Genilton de Teroza. Secretários municipais, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agrcultura Familiar (SINTRAF) de Valente e representantes da Fundação APAEB também marcaram presença no encontro que teve como principal objetivo ouvir as demandas de todos envolvidos que vêm sofrendo por conta da seca severa que afeta a grande maioria dos municípios baianos, entre eles Valente.
A situação era muito preocupante antes da reunião e foi aceso o sinal de alerta após, já que foram apresentados números assustadores da quantidade de pessoas que estão sem trabalhar pela falta do sisal, o que se vê são os campos devastados com a plantação completamente seca.
A secretária de Assistência Social Mabel Amaral ficou com a missão de realizar o levantamento da quantidade de pessoas que estão sem trabalhar para fazer distribuição de cestas básicas.
Segundo o prefeito Ubaldino Amaral 98% dos motores estão parados em todo município de Valente, ele calcula aproximadamente 400 motores existentes e que geram mais de um mil empregos no campo, mas com a seca e a previsão de chuva ainda a longo prazo a tendêndia é de que os dois porcentos restantes parem também nos próximos dias.
Em entrevista para o Calila Notícias Ubaldino Amaral falou do principal objetivo da reunião – Ouça