Relembrando o Dia Nacional da Pipoca, celebrado na última segunda-feira, dia 11, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Estácio, Laís Marinho, esclarece alguns mitos e verdades sobre esse petisco tão querido. A especialista explica que a pipoca, além de saborosa, traz muitos benefícios para a saúde. “A pipoca é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Sua origem é antiga e mesmo assim nos dias de hoje ainda é difícil resistir àquela combinação perfeita de um bom filme com pipoca”, informa.
Do ponto de vista nutricional, esse alimento contribui para obtenção de energia e ingestão de nutrientes, como carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. “Dentre os seus benefícios destacamos a melhora do funcionamento intestinal e a sensação de saciedade, devido ao seu teor de fibras”, destaca.
Contrariando o mito de que a pipoca é inimiga das dietas, a profissional ressalta que ela pode ser aliada no processo de emagrecimento, pois as fibras proporcionam maior saciedade. “Uma porção de milho de pipoca de 25 gramas tem aproximadamente 90 calorias”, orienta.
Além disso, a pipoca contém polifenóis, antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo e previnem o envelhecimento das células. No entanto, a nutricionista alerta para o modo correto de preparo do alimento. “O valor calórico dependerá da quantidade de óleo ou manteiga utilizada. Deve-se atentar também à quantidade de sal utilizada. O ideal é optar usar com moderação o sal, como também pela adição de temperos naturais, como orégano, alecrim, páprica e lemon pepper, pois estes realçam o sabor e promovem a oferta de compostos benéficos à saúde que estão presentes naturalmente nesses temperos”, orienta.
Ela também recomenda que o aperitivo pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas que não deve substituir as refeições principais. “Melhor optar por consumir pipoca no lanche ou ceia. “Sempre que possível prefira aquelas marcas que não usam milho transgênicos. ”Portanto, aproveite esse petisco de forma saudável, seguindo as dicas da nutricionista para desfrutar de seus benefícios sem culpa”, finaliza Laís.
Por: Daniela Cardoso | Assessoria Estácio Feira de Santana