O Bahia está na final do Campeonato Baiano. A vaga foi confirmada neste sábado, 16, com grande atuação coletiva e destaque individual para Oscar Estupiñán, autor de três dos quatro gols contra o Jequié na Arena Fonte Nova. O 4 a 1 foi construído com domínio Tricolor durante toda a partida, mesmo com uma escalação cheia de reservas. Garantido na decisão, agora o Tricolor espera por Vitória ou Barcelona de Ilhéus, que jogam neste domingo, no Barradão.
Primeiro tempo
O Bahia foi dominante durante o primeiro tempo, criou as melhores chances e controlou a posse de bola. Enquanto isso, o Jequié se fechou e apostou nos contra-ataques, que foram poucos. Depois de empilhar oportunidades perdidas, a persistência tricolor surtiu efeito, e aos 40 minutos Oscar Estupiñán marcou de cabeça. O primeiro tempo, que se estendeu até os 61 minutos, também teve gol anulado pelo VAR de Gabriel Xavier e problemas com Caetano, que sentiu dores na cervical e saiu de campo em uma ambulância (o jogador foi levado para o Hospital Geral do Estado e já recebe atendimento).
Segundo tempo
O gol marcado no final do primeiro tempo abriu a porteira da Arena Fonte Nova, e logo na volta do intervalo o Tricolor desandou a balançar as redes. Oscar Estupiñán mostrou boa presença de área e fez mais dois, aos três e aos cinco minutos. Os dois lances tiveram assistências de Ademir. Com a vaga encaminhada, Rogério Ceni começou a fazer mudanças. O que não mudou foi o ímpeto ofensivo do Bahia, e aos 18 minutos veio o quarto gol, marcado por Rafael Ratão após passe de Yago Felipe. O gol de honra do Jipão entrou na conta de Medina e veio já nos minutos finais da partida.
Agenda
Agora o Bahia se prepara para três partidas seguidas pela Copa do Nordeste. A primeira delas será o clássico Ba-Vi, marcado para as 21h30 da próxima quarta-feira (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova. Do outro lado, o Jequié fica sem calendário para o restante da temporada, e pode já começar a pensar em 2025.
Veja os melhores momentos