A comunidade católica e visitantes participaram na noite de quinta-feira, 28, em Serrinha de um dos maiores eventos religiosos do Brasil, a Procissão do Fogaréu que completou 92 anos de ato penitencial e 94 de criação [2021 e 2022 não foi realizado por conta da Pandemia do novo Coronavírus].
O evento marcado por grande presença de fiéis acontece sempre após a celebração da Missa de Lava-Pés na Catedral de Senhora Santana.
Missa de Lava-Pés
A Missa da Santa Ceia do Senhor, conhecida como Missa do Lava-pés, foi celebrada pelo bispo Diocesano Dom Hélio Pereira dos Santos e concelebrada por todos os padres da Diocese de Serrinha. A Paróquia da Catedral Senhora Santana ciente do grande número de pessoas colocou cadeiras em frente a Catedral e instalou dos telões com bom definição de imagem para que as pessoas que ficasse na área externa pudessem acompanhar a celebração.
Com a Missa da Ceia do Senhor, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu corpo e sangue sob as espécies do pão e do vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. A cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.
Encenação da Paixão e Morte de Jesus
Ao encerrar as atividades na área interna da Catedral os fiéis permaneceram em frente a catedral para acompanhar o início da encenação da Paixão e Morte de Jesus de Jesus Cristo com jovens atores da Companhia de Teatro da Catedral. Os fiéis acompanharam desde o momento que Jesus reúne os apostolos na Santa Ceia até ser entregue aos soldados romanos.
Procissão percorreu aproximadamente 5 km
Os fiéis acompanham a missa a encenação com a vela apagada, porém quando os atores, bispo Dom Helio Pereira dos Santos e padres se dirigem para via pública para iniciar a procissão as velas são acessas e proporcionam um grande espetáculo ao passar por ruas e avenidas. Apoiado pelas Comunidades da Sede, pastorais e movimentos, Guarda de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra o cortejo percorre cerca de 5km.
Prefeito Adriano Lima ressalta importância da Procissão e lembra do pai falecido recentemente
O prefeito de Serrinha Adriano Lima caminhou todo procissão ao lado do bispo Dom Hélio, e ao conceder entrevista para o Calila Notícias disse que tem um peso muito grande, tanto que desde 2019 passou a ser reconhecida pelo Estado da Bahia como Patrimônio Imaterial, lembrou que tinha 6 anos de idade quando acompanhou seu pai então prefeito do município Zevaldo Lima que não está presente pela primeira vez, ele que faleceu recentemente.
“Passou um filme aqui em minha cabeça, comecei com ele, e hoje se for parar pra ver, tudo que venho fazendo na vida desde a profissão [médico] aprendi com ele ainda muito cedo, e a parte de política também por causa dele. Então está sendo um momento de reflexão que venho fazendo e sei que ele está perto de minha numa hora dessa, com fé em Jesus, peço a Deus que coloque ele em um bom lugar que ele merece muito, foi uma pessoa muito guerreira, fez muito por Serrinha e espero retribuir do mesmo nível dele”, disse Adriano.
Tochas ganham destaque quando procissão chega a parte escura
As luzes da cidade não ofuscam a beleza de cerca de 10 mil velas acessas que cruzam ruas e avenidas, mas elas ganham mais destaque quando o cortejo deixa o asfalto da BA 411 e entra pela estrada de areia até a Colina Sagrada, as pessoas praticamente desaparecem e quando são vistas são as faces dos flashes da luz de vela.
Procissão do Fogaréu em Serrinha – 92 anos de tradição pic.twitter.com/R7OcX4fRyO
— Calila Notícias (@calilanoticias) March 29, 2024
Palco montado para apresentação teatral e mensagem do bispo
As atividades da Procissão do Fogaréu se encerram na Colina Sagrada onde um palco é montado para mais uma vez os atores do Teatro Catedral realizam outra parte da encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo e encerra com a mensagem do bispo diocesano.
A Programação prossegue nesta sexta-feira Santa com a Via Sacra pela manhã – Saindo da Catedral; -Rua Ponciano de Oliveira; Manuel Novaes; Av. Senhora Santana até a Colina da Santa.
A noite Procissão do Senhor Morto. – Saindo da Catedral, Rua Pedro Tiago, Cemitério, Rua Joaquim Hortélio, Rua Mariano Ribeiro até antiga Matriz.
Leia também