Eventos populares independentemente do genero, seja esporte, social, religioso e etc, são sempre locais onde são encontrados políticos, e isto aumenta quando ocorrem dentro de anos eleitorais.
Em Serrinha na Quinta-Feira Santa, 28, durante a procissão do Fogaréu o Calila Notícias sempre atento observou a presença de pelo menos três pré-candidatos a prefeito do Município para as eleições de 6 de outubro.
Antes de falar dos pretensos canditados destacamos o prefeito Adriano Lima que a partir de primeiro de janeiro de 2025 vai descansar enquanto gestor público depois de governar Serrinha por oito anos seguidos, ele que foi eleito e 2016 e reeleito em 2020 vai apresentar um nome para concorrer a sua sucessão.
Quem conhece Adriano Lima sabe do seu lado emotivo e ele não escondeu a emoção durante entrevista concedida ao Calila Notícias, principalmente quando lembra do seu pai Zevaldo Lima, ex-prefeito por dois mandatos, que morreu em 19 de fevereiro, ou seja, há 39 dias.
Adriano Lima caminhou toda procissão ao lado do bispo Dom Hélio, e ao conceder entrevista para o Calila Notícias lembrou que tinha 6 anos de idade quando acompanhou seu pai, então prefeito do município. “Passou um filme aqui em minha cabeça, comecei com ele, e hoje se for parar pra ver, tudo que venho fazendo na vida desde a profissão [médico] aprendi com ele ainda muito cedo, e a parte de política também por causa dele. Então está sendo um momento de reflexão que venho fazendo e sei que ele está perto de mim numa hora dessa, com fé em Jesus, pedi a Deus que coloque ele em um bom lugar que ele merece muito, foi uma pessoa muito guerreira, fez muito por Serrinha e espero retribuir do mesmo nível dele”, disse Adriano.
A Procissão do Fogaréu iniciada em 1930 ficou apenas dois anos sem ser realizada e vai ficar a marca também na vida política de Adriano, já que a não realização por conta da Pandemia do novo Coronavírus foi dentro do seu segundo mandato [2021-2022].
O prefeito também comentou sobre a tradição da Procissão do Fogaréu que ele afirma ter peso muito grande, principalmente a partir de 2019 quando passou a ser reconhecida pelo Estado da Bahia como Patrimônio Imaterial.
Pré-candidatos
Durante o trajeto até chegar a Colina de Santana os repórteres do CN ficaram atentos a movimentação dos pré-candidatos a prefeito de Serrinha, encontrando primeiramente Sandro Magalhães que vinha numa disputa interna com Gika Lopes esperando uma definição quando o deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, anunciou que Gika Lopes será o pré-candidato do PT na disputa pela Prefeitura de Serrinha.
Na ocasião, Sandro não deu por satisfeito e gravou um vídeo afirmando que iria permanecer na caminhada e estava mantido seu nome como pré-candidato. Ao ser questionado na noite de quinta-feira, durante a procissão ele afirmou que continua da mesma forma, ou seja, apresentou o problema junto ao Diretório estadual do PT e aguarda a para decisão. Durante a procissão Sandro fez parte do grupo de coordenação.
Sobre a procissão, Sandro disse que desde criança acompanhando seu pai à Comissão do Patrimônio Histórico da Catedral. “Orgulho em viver e preservar a tradição secular da Procissão do Fogaréu de Serrinha. Viva a fé cristã, a cultura e a história da minha terra.”
Nossa equipe encontrou Gika Lopes ao lado do secretário Osni Cardoso na Colina Sagrada, Gika disse que há quase 5 anos a Procissão do Fogaréu de Serrinha foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Bahia. “O registro especial foi protocolado no Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC) em 2013, enquanto estive como vice-prefeito [ De Osni]. Nossa intenção era a patrimonialização dessa que é uma das celebrações mais importantes do calendário católico serrinhense”, afirmou.
Pré-candidato a prefeito apoiado por Adriano Lima, o advogado Cyro Novais um dos mais jovens políticos da atualidade de Serrinha e com esse argumento, os defensores de sua candidatura buscam fortalecer a ideia de renovação.
Cyro Novais disse ao CN que está confiante na vitória e sairá candidato pelo MDB e sua vice, a professora Betânia pelo PSDB. Ele disse também que conta com o apoio, além do MDB e PSDB, do PP, PL, SD, PRD, PRT e PODEMOS.
Deputado Larte do Vando foi ao Fogaréu – Natural de Monte Santo município que também mantem tradição religiosa ha seculos, o deputado Estadual Larte do Vando, percorreu a pé todo trajeto acompanhado pelo vereador Thiaguinho de Zé de Ninô, mais votado dentre os eleitos em 2020, que disse ao CN ser grato ao parlamentar por direcionar o comando do Podemos local para sua condução. Em um determinado momento da caminhada, eles encontraram com Cyro e passaram a caminhar juntos.
Leia também
Serrinha I – Missa de Lava-Pés e Procissão do Fogaréu marcam a quinta-feira santa