O Município de Barrocas no território do sisal completa neste sábado de aleluia, 30/03, 24 anos de reemancipação politica e administrativa. Ex distrito de Serrinha, Barrocas teve a primeira emancipação pela Lei Estadual nº 4.444 de 9 de maio de 1985. No entanto, o município perdeu os seus direitos e deveres em 31 de dezembro de 1988, quando houve a anulação da criação do município, voltando a ser distrito de Serrinha.
Sempre com representação forte na Câmara Municipal de Serrinha, chegando a ter três vereadores, eles encabeçaram a luta com denominação Barrocas Livre e reconquistaram a emancipação em 30 de março de 2000. Conforme escrito no titulo desta reportagem, este ano a população comemora o aniversário de maneira pouco comum, com atrações musicais consideradas profanas.
O fato marcante é que a data na maioria das vezes cai dentro do periodo que antecede a Semana Santa, por ser uma cidade com catolicismo forte, os proprios gestores sempre optaram por não comemorar com atrações ‘mundanas’. Também jamais passou em branco, porém as contratações sempre foram voltadas para artistas do mundo gospel e cantores católicos renomados como Padre Zezinho, Antônio Maria, Alessandro Campos, Cantores de Deus, Canção Nova, entre outros.
O aniversário este ano acontece no sábado de Aleluia, embora seja um dia onde os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações durante toda a madrugada que antecede o Domingo de Páscoa, outros celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário.
Aproveitando este momento após a sexta-feira Santa, a Prefeitura vai comemorar o 24º aniversário com Toque Dez, Xanddy Harmonia, Iguinho & Lulinha e Onyppe.
Outro Município baiano que emancipou na mesma data e ano de Barrocas é Luiz Eduardo Magalhães no Oeste do Estado.