Se prevalecer o dito popular que ‘a primeira impressão é a que fica’, já se pode considerar um Partido dos Trabalhadores (PT) muito forte em Quijingue para disputa da cadeira do executivo municipal, que na noite de uma simples segunda-feira, inicio de semana, conseguiu reunir um grande número de pessoas para o lançamento de Saulo da Arena pré-candidato a prefeito do município localizado no território do sisal. Ele disse ao Calila Notícias que a escolha da data foi por ser muito simbólico, 13. Saulo que deverá concorrer pela primeira vez a um cargo eletivo, terá futuramente o registro de um experiente político, Cancão do Maceté (PSD).
Portanto a cidade de Quijingue teve uma segunda-feira ‘com cara de fim de semana’, parecia mais um fim de campanha, sem a presença de qualquer pré-candidato a prefeito, vice, e vereador (a) logicamente, já que ainda não é permitido qualquer movimento que caracterize campanha, mas por iniciativa popular, alguns futuros eleitores realizaram carreata que antecedeu o grande ato em um espaço do Centro Paroquial.
O ato político foi marcado pela presença do deputado federal Josias Gomes (PT) estadual Fátima Nunes (PT) e Alex da Piatã (PSD), além da Maria Madalena Firmo, popularmente conhecida como Leninha presidente da Central Unica dos Trabalhadores no Estado (CUT-BA) e demais lideranças. Na oportunidade foram apresentados os pré-candidatos a vereador e vereadora que concorrerão pelo PT e PSD, no total de 24 nomes.
Quem abriu o ato foi a mãe de Saulo dona Sandra Regina que ficou com a incumbência de apresentar o filho. Ela lembrou que Saulo deixou Quijingue muito cedo em buscar dias melhores em São Paulo, algo muito comum do povo Nordestino, mas que sonhava retornar para sua cidade natal para poder contribuir com seu desenvolvimento e assim fez, [mas quis o destino que ele antecipasse seu retorno, em razão da morte prematura do seu irmão Ednivaldo Júnior, médico conhecido por Doutor Júnior] que inclusive deu o nome ao hospital municipal. Ele foi vítima de trágico acidente em fevereiro de 2017.
Após falar do filho dona convidou seu esposo Ednivaldo Cardoso, pai de Saulo para fazer uma imposição de mão sobre a cabeça dele colocando a força divina em primeiro lugar nesta nova fase da vida dele, em seguida foi franqueada a palavra para as lideranças locais e visitantes.
A deputada Fátima Nunes disse que no auge dos seus 70 anos, juntamente com Josias já viveu uns ‘aninhos a mais’ mas que sua alegria neste caminhar alcançou o coração, a mente, o sonho da juventude, “e o que está aqui nesse palanque e nesse plenário, é a força da juventude dizendo Quijingue agora é Saulo”. Fátima lembrou de campanha passada quando percorreu o município pedido voto para Cancão e agora vê ele no mesmo palanque de Saulo. Ela prometeu grande nessa campanha para elegê-los.
O deputado Alex da Piatã jamais faz um discurso sem mencionar a palavra gratidão, segundo ele não existe sentimento mais nobre do que gratidão, ele que sempre foi votado em Quijingue pela familia do saudoso ex-prefeito Reinaldo, acompanha seus filhos onde eles estiverem. O parlamentar disse que Saulo começa uma pré-campanha de uma forma muito abençoada, “eu me emocionei quando aqui vi, a sua vida pública, emprestando seu nome com a benção da sua mãe. Não tem nada mais sagrado do que isso, que é mãe sabe, nós somos pais e amamos nossos filhos, mas nada é igual a mãe.
Ainda de acordo com o deputado a pré-campanha com chave de ouro, quando ele imaginava que tinha saído de Salvador para participar de uma pequena reunião de apresentação dos pré-candidatos, na estrada já encontro carros e multidão de gente, de gente, de gente”, falou empolgado Alex e recebeu aplausos do público presente e completou que Saulo está num grande time que governa o Brasil liderado por Lula, na Bahia com Jerônimo Rodrigues, além do ministro da Casa Civil Rui Costa, dos senadores Otto Alencar, Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner.
Josias Gomes disse que ficou impressionado com a figura que conheceu em Brasília, ao se referir a Saulo da Arena, um sujeito simples, um falar muito tranquilo, mas com uma visão muito clara do papel que ele desempenhará como prefeito da cidade e não deseja ver os jovens saindo da cidade em busca de emprego fora, que ele possa dar condições com geração de emprego e renda, como já vem fazendo em suas empresas. “Acolher Saulo no PT é muito significativo para todos nós”, destacou Josias.
Cancão iniciou o discurso endossando o que a mãe de Saulo disse quando ele deixou Quijingue em busca de trabalho porque o município não oferecia condições, e que está se lançando na política não é por precisão, trata-se de uma pessoa independente [financeiramente] diferente daqueles que entram pensando em ganhar dinheiro, “vocês devem pensar bem na hora de votar, porque Quijingue precisa de quem trabalhe, quem se dedique, quem traga uma educação melhor, uma saúde. Percorrendo o município a gente vê a carência do povo, a gente chega no hospital e muitas vezes tem que se deslocar pra Euclides da Cunha por não ter médico suficiente”, criticou Cancão.
Sem citar nome, Cancão falou do erro que cometeu na eleição de 2020 por ter votado no então candidato da oposição que terminou derrotado, mas ele reconhece que errou e pediu desculpas em público.”Era pra ele estar aqui com a gente, independente de qualquer coisa, pra honrar a amizade e a consideração, mas enfim, a vida continua”, finalizou.
Segundo o CN apurou, a pessoa citada é Tango que concorreu pelo PT, mas aproveitou a janela de filiação recentemente para deixar o partido e ingressar em um que faz parte do grupo do prefeito Nininho Góis que apresentou seu vice Romerinho pré-candidato á sua sucessão.”Ele deixou um projeto em razão do dinheiro”, lamentou uma liderança petista.
Saulo que embora nunca tenha concorrido a cargo público, tem sangue político, já que seu tio-avô Felisberto Silva, que faleceu em fevereiro de 2008, governou o município por 4 mandatos, disse que tem andado bastante no Quijingue e que não alcançou nem 50% ainda, prometeu entrar de casa em casa, que irá montar o plano de governo todo baseado no anseio do povo, fazer o que o povo quer, terá planejamento para atender da melhor forma a população, se diz satisfeito nesta caminhada, onde chega é bem tratado, e isto só lhe motiva a acreditar mais que é possivel chegar ao governo.
Fez duras criticas ao atual gestor quando disse que o hospital que recebeu o nome do seu irmão após a morte dele, só tem a fachada, “não tem remédio, não tem médicos especialistas, na educação falta fardamento para os alunos, as crianças das creches estão sem fraldas. Quijingue vive situação precária, não estou criticando ninguém, estou falando a verdade, Quijingue hoje é um lixão a céu aberto, olhe a cidade pra você ver lixo por todo canto, só lixo e mato”, afirmou Saulo.
Sobre a chapa que deve disputar a sucessão de Nininho, Saulo disse que foi feito ‘um casamento de novela’ quando juntou dois intrigados, tudo só pelo poder, pensar em ninguém eles não pensam.”Mas só que eles estão fazendo tudo e esquecendo que, quem manda é o povo”, falou Saulo e a multidão entoou, “quem manda é o povo, quem manda é o povo, quem manda é o povo”.
Quem marcou presença no evento foi Washington Góis, ex-secretário de Infraestrutura e irmão do atual prefeito Nininho. Ele que foi na comitiva em encontro com o senador Otto Alencar no mês passado em Salvador.
O quase centenário aposentado senhor Biêta atualmente com 97 anos, disse que deseja chegar aos 100 com Saulo na prefeitura.
Ao finalizar o evento Saulo desceu do palco e foi cumprimentar as pessoas.