Conceição do Coité é pioneira na região do sisal na prestação de socorro através de pessoas abnegadas que doam seu tempo para se dedicar ao trabalho voluntário de resgatar vítimas de acidentes e diversos outros tipos de ocorrências, tendo começado no ano 2009 com a Brigada Anjos da Vida, anos depois o Grupo do Águia Resgate e o que se vê de positivo é o atendimento rápido quando são solicitados.
Na noite desta sexta-feira, 12, os dois grupos foram acionados em pouco espaço de tempo para socorrer vítimas de acidentes de motos. A Brigada Voluntária Anjos da Vida recebeu o chamado para ir até a BA 120, saída Coité – Riachão do Jacuípe onde por volta das 18h um homem sofreu queda de moto.
A equipe se deslocou para o local e ao chegar, encontrou o mesmo sentado, consciente e orientado, apresentando escoriações pelos membros e laceração na face.
Os socorristas realizam os primeiros atendimentos e o encaminharam a vítima para o Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité.
Por volta das 19h quem deixou a base para atender outra vítima de queda de moto foi o Águia Resgate. O acidente aconteceu também na BA 120, só que no trecho que liga Coité a Retirolândia, mais precisamente próximo ao radar que fica no perimetro urbano da cidade, Bairro Alto do São João por volta das 19h.
Assim como aconteceu no acidente no trecho de Riachão, a vítima não teve ferimentos graves, queixava de dores na perna direita e escoriações pelo corpo. Edmilson da Silva Roma, 50 anos, recebeu atendimento da equipe do Águia ainda no local e em seguida foi levado para o HP.
Vale lembrar que desde agosto de 2021 a população de Coité conta com o Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU) e sempre que os socorristas voluntários chegam ao local e percebem que a situação da vítima é muito grave, prontamente deixam aos cuidados da equipe médica especializada do SAMU muitas vezes acionada pelos próprios socorristas numa demonstração de parceria e responsabilidade.