Ministério da Educação (MEC) encerrará, às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 26 de julho, as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao segundo semestre de 2024. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de forma gratuita. Nessa edição, são ofertadas mais de 240 mil bolsas, entre integrais (100%) e parciais (50%).
Para participar, o candidato deve acessar o portal com o perfil do gov.br, utilizando Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. No momento da inscrição, é preciso: informar endereço de e-mail e número de telefone válidos; preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita do estudante e a adequação aos critérios da Portaria Normativa MEC nº 1/2015.
Além disso, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. As regras do processo seletivo também incluem o cumprimento dos critérios socioeconômicos, com renda familiar per capita que não exceda um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais.
Resultado – O processo seletivo do segundo Prouni de 2024 será constituído por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada) deste ano.
Prouni – Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
CN | Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)