O ex-prefeito de Conceição do Coité e pré-candidato a cadeira do executivo do município mais uma vez, Francisco de Assis divulgou um card nesta segunda-feira, 29, convocado os ‘companheiros’ e população em geral para a convenção que irá homologar seu nome e o de Perpétua Sampaio pré-candidata a vice e os pré-candidatos (as) dos demais partidos que formarão a coligação. O anúnicio acontece menos de 48h de apresentar Perpétua na sua futura chapa.
Um fato que chamou a atenção é o dia escolhido para o evento, 2 de agosto, sexta-feira, no Clube da AABB a partir das 19h. Cinco minutos depois do horário marcado por Genivalda Pinto da Silva, popularmente conhecida por Val (PSD) para o mesmo dia (18h55), só que vai acontecer no Ginásio de Esportes.
Vale lembrar que Assis e Val foram eleitos prefeito e vice respectivamente nas eleições de 2016. Se mantiveram juntos durante todo mandato de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. Naquele período Val ficou fortalecida e passou a ser o principal nome para concorrer a sucessão de Assis, mas o então prefeito optou por apoiar o então vereador Danilo Ramos (PT). Ainda assim Val se manteve na campanha na tentativa de elegê-lo visitando as pessoas e participando de comícios, mas o candidato petista acabou derrotado para o atual prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) não ocasião observando a popularidade de Val chegou a desistir de concorrer quando foi motivado a seguir.
Esta convenção de Assis pré-candidato a prefeito e após apresentar Perpétua praticamente acaba a expectativa de parte do eleitorado coiteense de que ele se unirão.
Vale lembrar que a partir de 2008 Alex da Piatã infressou na vida pública e de cara se candidatou a prefeito pelo (MDB), Assis já tinha mais tempo, se candidatou em 2000 para prefeito e não obtendo êxito, optou por 2004 a candidatura de vereador e foi o mais votado.
No pleito de 2008 o prefeito era Éwerton Rios de Araújo que indicou o enão vice Renato Souza (PP). Assim concorreu com Alex a Assis, e o candidato do prefeito levou a melhor. O fato é que a soma dos votos de Assis com a de Alex superou os votos de Renato Souza e na eleição seguinte (2012) uniram forças. Assis candidato a prefeito e Alex vice, enfrentando Renato que buscava a reeleição e a união PT e MDB deu bons frutos.
Assis teve Alex da Piatã como vice e secretário de saúde até o periodo permitido pelo TSE para quem pretendia concorrer a eleição de deputado e demais cargos nas eleições de 2014. Alex se afastou, indicou um secretário e seguiram firmes rumo a mais uma eleição e conseguiu uma das 63 cadeiras do Legislativo estadual.
em 2018 Assis vai para reeleição e Alex tinha a opção de lançar o vice, ele prontamente indicou a esposa Val para formar chapa com o petista, naquela altura pelo PSD, partido para o qual Alex também tinha mudado. Eles enfrentaram Vertinho com a fama de vencedor, jamais tinha sofrido derrota e tinha Renato Souza como vice-prefeito. Assis e Val desbancaram os tradicionais vermelhos.
De nada adiantou Val ter corrido trecho por Danilo e no fundo no fundo, pensando nos votos de Alex para 2022, Assis tratou logo de apresentar Osni Cardoso de Serrinha e o rompimento estava consumado.
Alex enquanto deputado estadual tem se mostrado muito fiel ao governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, figuras que estão em evidência nos discursos de Assis, ou seja, no município estão afastados, mas pelo projeto petista na Bahia e no Brasil travam a mesma luta.
Ambos estiveram na governadoria recentemente onde gravaram vídeo com o governador, cada uma fez seu post em redes sociais e o que se vê é um governador que tem o desejo da unidade de ambos. Jerônimo diz que vai estar presente em campanhas onde tem aliados na disputa, mas onde tiver ‘companheiros’ se confrontando, não irá. Assism sendo, Coité é um desses municípios.
Enquanto isso o prefeito Marcelo Araújo que apoiou Bolsonaro para presidente e ACM Neto para governador fica na expectativa da reedição das eleições de 2008. Marcelo vai realizar a convenção no Clube de Campo Fabilu no domingo, dia 4 de agosto.