A Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV, e o Rede Sustentabilidade se reuniram na noite de sexta-feira, 02, no salão de festas do Clube da AABB para homologar o nome do pré-candidato a prefeito, da vice e vereadores (as) que concorrerão as eleições de 6 de outubro.
Na oportunidade a coligação definiu o nome de Francisco de Assis que governou o município de 2013 a 2020 e Perpétua Sampaio, uma chapa conhecida no meio político como sangue puro, pelo fato de os dois pré-candidatos serem filiados ao mesmo partido, ou seja PT.
Uma grande presença de público foi registrada no evento que contou com a presença de todos pré-candidatos (as) a vereador (a), deputada federal Elisângela Araújo (PT), secretário de Desenvolvimento Rural do Estado Osni Cardoso e demais lideranças. A grande surpresa para muitos foi a presença do empresário Lopes, irmão do deputado Alex da Piatã que foi convidado a fazer parte do palanque.
Nas campanhas anteriores quando Assis e Alex marchavam juntos nas campanhas, Lopes atuava na linha de frente como um dos organizadores dos eventos e carreatas. Para este pleito Lopes abre mão de acompanhar seu irmão e sua cunhada pelo projeto do Partido dos Trabalhadores.
A convicção do apoio a pré-candidatura de Assis é tão forte que ele disse no discurso que ” a bala que pegar em Assis, pega em mim” dando demonstração que está firme ao seu lado “até depois do fim”.
Perpétua que foi secretária de Educação, Cultura e Esporte nos oito anos de mandato de Assis, disse que aceitou esse convite desafiador depois de refletir junto com a familia e por enteder que não era um projeto pessoal e sim coletivo.
Destacou também a luta de Assis frente ao PT de Coité e da oposição nestes 39 anos, tendo sido um dos motivos de aceitar a proposta de concerrer ao cargo de vice com pensamento de fazer o melhor principalmente na educação e projetos para a juventude.
Assis como sempre faz um discurso destacando seus oito anos de mandato e intercalando com o que chama de descaso na atual gestão, de modo especial na área de saúde, que para ele está em situação precária, relatou que deixou três hospitais em funcionamento, mas o atual gestor fechou um, mandou o Português [Unidade Municipal] embora e vem propagando a construção de outro que ele não acredita que será colocado em funcionamento nestes próximos anos.
Assis criticou também o prefeito Marcelo Araújo (União Brasil) que só faz festa e não cuida das pessoas, e que ele fazia festas e atendia as necessidades das pessoas.
O petista falou também do orçamento atual recebido pela prefeitura é de R$ 13 milhões a mais do que o município recebia até seu último ano de governo, e comentou que com esses recursos pode fazer muito por Coité.
Em paralelo a convenção de Assis na AABB, no mesmo momento acontecia a convenção de Val que foi sua vice-prefeita até dezembro de 2020 e do vereador Betão pré-candidato a vice no Ginásio de Esportes.
A convenção do União Brasil que tem Marcelo Araújo como pré-candidato a reeleição com o vereador Marquinhos de Renato (Solidariedade) como pré-candidato a vice irá acontecer na tarde do próximo domingo, 04, no Clube da Campo Fabilu.
Redação CN * colaborou Hebert Santos secretário de juventude do PT de Coité.