O Município de Retirolândia localizado no território do sisal da Bahia completou no último 27 de julho, 62 anos de emancipação política e administrativa, ao longo desses anos jamais teve uma mulher no comando e para este tabu permanecer até hoje, observa-se que nunca teve nem mesmo candidatas a cadeira do executivo municipal.
O prefeito Vonte do Merim (PSD) que está concluindo 8 anos de mandatos seguidos resolveu ‘apostar’ na vereadora Nayara de Dió (PT) para quem sabe, por um fim nessa hegemonia de ser governado apenas por homens.
Nayara é filha do saudoso vereador Dió, resolveu ser a herdeira política e na Câmara Municipal está cumprindo o segundo mandato, ainda no primeiro teve a oportunidade de presidir a Câmara Municipal algo inédito na história e sempre na base do Governo Vonte, talvez o que lhe credenciou a ser escolhida para concorrer a sua sucessão.
Na manhã do último domingo, 04, aconteceu no Clube Itatiaia a convenção dos partidos que formarão a coligação de apoio a Nayara (PT) para prefeita e Adailton do Merim (PSD) para vice e reuniu uma grande multidão que ocupou toda área interna externa do clube. Na oportunidade foram apresentados todos os pré-candidatos a vereador e vereadora.
A convenção contou com a presença, além das lideranças locais, entre eles o ex-prefeito Adelídio Martins que há 20 anos não participava de movimento político na cidade, o deputado federal Zé Neto (PT) que por sinal está licenciado para disputar mais uma eleição de prefeito em Feira de Santana, Elisangela Araújo que ocupou a vaga dele, já que é suplente pelo PT e o deputado estadual Alex da Piatã.
O governador Jerônimo Rodrigues conhece Nayara desde muito jovem, já que ela trabalhou na comunicação do MOC (Movimento de Organizações Comunitárias) órgão pelo qual o agora governador fez história como técnico. O chefe do executivo gravou um vídeo de apoio e confirmou a intimidade quando a chamou de Nay.
O Slogan de campanha da coligação que dá sustentação a pré-campanha de Nayara e Adailton é “Retirolândia não pode parar, formada pelo PT, PCdoB e PSD que lançarão candidatos a vereador, 19 no total.