O Programa Pista não é Pasto dos governos federal e estadual precisa urgentemente realizar uma intervenção nas rodovias que cortam os municípios dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, no sentido de tirar de circulação vários animais que são flagrados andando normalmente nas vias de rolamento e provocando acidentes, inclusive provocando mortes.
Na BA 411 trecho Serrinha – Barrocas animal na pista provocaram duas mortes, a última na sexta-feira, 10, o outro matou uma mulher 20 dias antes.
Nos trechos da rodovia BA 120, Riachão do Jacuípe – Coité, e Riachão – Serra Preta não é diferente, em pouco espaço de tempo alguns membros do grupo Amigos dos Anjos (Jacuipenses) deparam com animais, bovinos, equinos, muares, entre outros, e preocupados com acidentes, postam fotos e vídeos para alertar.
Na noite de domingo, 11, o coordenador da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, Lucival Souza percebeu um cavalo andando no meio da pista da Avenida Eliel Martins, saída Riachão – Coité, ele filmava para alertar as pessoas do risco e por pouco não flagra um motociclista colidindo com o animal.
Ver essa foto no Instagram
Em janeiro deste ano um padre seguia para celebrar missa na zona rural de Riachão e colidiu violentamente com um animal próximo ao Loteamento Maria Luíza, saída para Coité.
Em julho de 2023, uma estudante de medicina morreu no trecho Riachão – Coité após a caminhonete que viajava com outras pessoas atropelou uma vaca e capotou várias vezes
Se o leitor fizer uma busca no Calila colocando a frase animal na pista na BA 120 vai ter uma ideia da quantidade de acidentes.