O enterro de Silvio Santos aconteceu na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. A despedida seguiu as tradições do judaísmo, religião do comunicador que morreu aos 93 anos no sábado (17). A cerimônia foi restrita aos familiares e amigos, mas os fãs do apresentador foram até a frente do cemitério para homenagear o ícone da TV brasileira.
De acordo com os preceitos judaicos, o enterro deve acontecer o mais rápido possível – já que o espírito só descansa após o sepultamento. O corpo é envolvido em uma mortalha branca para simbolizar a igualdade das pessoas na hora da morte.
O caixão também deve estar fechado, e não são usadas flores na despedida. Depois do velório, é iniciado o Shivá, período de luto que dura sete dias.
A repórter Flavia Travassos mostrou ao vivo no SBT que uma faixa impedia o público de se aproximar da entrada. Ela também conversou com os admiradores do empresário. Por volta das 9h20, a jornalista fez um novo link e confirmou que Silvio Santos já tinha sido sepultado.
A família Abravanel colocou ainda um aviso na porta do cemitério explicando o motivo de o velório não ser aberto ao público. A mensagem é a mesma enviada pela assessoria de imprensa do SBT no sábado.
“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo”, começou a nota
“Por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que, assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica”, justificou a família.
“Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer”.
“Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos”, pediram os Abravanel.
“Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros. Com muito carinho e respeito a todos vocês, família Abravanel”, encerrou o comunicado.
Silvio Santos deixou uma família numerosa. O apresentador foi pai de seis filhas: Cintia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca e Renata. A herança de Silvio Santos deve ser dividida entre as filhas e a mulher dele, Iris Abravanel.
Notícias da TV