A segunda edição da AGRIFAM, Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu de sexta-feira (11) a domingo (13), em São Domingos, no território do sisal, espelha a valorização do setor familiar dentro do agronegócio brasileiro. Foram movimentados cerca de R$ 250 mil em negócios durante a realização do leilão de gado leiteiro realizado na noite de sábado (12) com recursos próprios ou financiados pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural através do SICOOB/COOPERE.
O primeiro Leilão Leite de Fibra disponibilizou para a comercialização através do arremate 48 lotes de animais pertencentes a conhecido criadores do estado a exemplo de Geraldo Vaz que tem propriedades no município de Amargosa, Beatriz Lobo, criadora da região de Senhor do Bonfim, João Alvin e Joelma Figueiredo, de Feira de Santana, Antônio Moreira e Marinaldo Rocha, que têm fazendas na região de Alagoinhas.
O evento que foi organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura recebeu, apesar da chuva que caiu no município na noite de sexta-feira e todo o dia de domingo, um público de cinco mil visitantes, que se deslocou das comunidades rurais e dos municípios da região, em especial na noite de sábado.
Todos os espaços montados dentro do Estádio Izaque Pinheiro, teve o objetivo de promover o crescimento da agricultura familiar e do trabalho rural que expuseram e comercializaram grande variedade de produtos. “Durante os três dias, no contato com o produtor rural e expositores, pude averiguar que estamos no caminho certo, colaborando para estreitar a relação entre o conhecimento aplicado à agricultura, a estruturação das propriedades rurais e neste período foram tratados assuntos referentes à crise que enfrenta o sisal, mas também ao crescimento de culturas como produção de leite de caprinos e bovinos, criação de caprinos e produção de mel”, falou o prefeito Izaque Júnior.
“O agricultor teve na Feira oportunidades de ampliar sua estrutura. Buscamos trazer para a Agrifam todos os aspectos que formam uma cadeia produtiva eficiente, de modo a atender todos os envolvidos com ela e o motivo principal de nosso evento é base do sistema de desenvolvimento implantado em nossa gestão”, justificou Júnior.
Em um espaço para 14 expositores foram comercializados produtos dos agricultores familiares dos municípios de Santaluz, Tucano, da Comunidade de Boa Fé, em São Domingos, além dos stands utilizados pela EBDA, Escola Itinerante do Instituto Federal da Bahia, MAUÁ e CEEP semiárido “Neste período aos participantes tiveram oportunidades de avaliar, discutir e refletir a realidade das dificuldades enfrentadas pelo meio rural e assistiram palestras sobre crédito rural e pequenas propriedades”, concluiu o prefeito.
Foram realizados concursos leiteiros de vacas e cabras, encontro de comunidades rurais, palestras, concurso de melhor ordenhador, leilão de animais na noite de sábado, corrida de Jegue, concurso de condutor de carroça, concurso de laçador e shows de forró durante todas as noites. Também estava prevista uma palestra sobre plantas forrageiras e foi suspensa por causa das chuvas.
No concurso de vacas leiteiras, a vaca “Morena da Jurema”, pertencente ao agricultor “Migue”, se destacou com a produção de 44 kg de leite. “Um dos nossos desafios foi transformar o estádio de futebol em parque de exposição e depois, mesmo com chuvas, trazer um publico interessado naquilo que estávamos expondo, fazer negócios e sair convencido que São Domingos, não há dúvida, é o maior produtor de leite do território do sisal”, externou Rubem Ribeiro, secretário de agricultura.
Importância da divulgação do evento – O superintendente da CAR, Dermival Oliveira, proferiu uma palestra na abertura do evento, na sexta-feira á noite e destacou a importância de um evento desta natureza, que se consagra como geradora de emprego e renda. O órgão presidido por Dermival Oliveira foi um dos patrocinadores do evento.
Ele informou aos agricultores a determinação do governador Jaques Wagner de instalar em todos os territórios de identidade um escritório da CAR e que o órgão vem passando por uma transformação que irá atender melhor as demandas dos municípios.
Derminal destacou também um diferencial do governador Jaques Wagner que colocou para ocupar cargos estratégicos de ação nos munícipios pessoas do interior, a exemplo dele, que foi vereador por três mandatos em Paulo Afonso e conhece bem as problemáticas do interior. “Sei do problema de abastecimento d’água, estamos construindo cisternas, vamos assinar mais convênios neste sentido e agora nos preparamos para resolver uma demanda solicitada pelos prefeitos e pelas lideranças políticas e comunitárias que era a construção Das habitações rurais e estamos prestes a realizar”, transmitiu à boa notícia Oliveira.
A técnica da EBDA, Ângela Alves destacou o trabalho de apoio aos agricultores implantado no município desde a sua emancipação há vinte anos pelo primeiro prefeito Izaque Pinheiro. “A AGRIFAM vem atender a necessidade do município”, falou Ângela.
Presença de prefeitos da região – Vários prefeitos estiveram em São Domingos durante os três dias do evento. O prefeito de Tanquinho, Jorge Flamarion Ramos ficou impressionado com a qualidade dos animais e disse ao CN que realmente existe a necessidade de mudar a cara da pecuária na região e isto acontece com a melhoria da genética e da alimentação.
Para o José Ricardo Leal Requião, conhecido por Caca, prefeito de Miguel Calmon, o caminho para o desenvolvimento das comunidades rurais é o associativismo e que pode ser a dimensão deste trabalho através do encontro de comunidades e o apoio que elas têm recebido do prefeito Izaque Júnior.
O prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato Xavier também elogiou o evento e disse que desenvolve em seu município programas de fortalecimento da agricultura familiar visando melhorar a qualidade genética dos rebanhos bovino, caprino e ovino e fortalecer a pecuária local. “Nesse programa, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é a responsável pela assistência técnica voltada ao melhoramento genético de raças leiteiras bovinas e caprinas e de raças ovinas e caprinas destinadas ao corte”, lembro Dr. Nei.
Muito forró – Apesar de muita chuva, o público não abriu mão de dançar o autentico forró com Sela Rasgada, Targino Gondim, Malvadinhos do Forró, Tuca e Paulinho, os Novatos, Kiko Venturini e Miseravões do Forró.