O Calila Notícias conforme anunciou em reportagens anteriores, traria uma reportagem especial sobre a situação dos vice-prefeitos (as) dos municípios que compõem o território do sisal e concluiu que 11, dos 20 que formaram chapa com os prefeitos (as) e saíram vitoriosos em 2020, estão em campanha contra a reeleição do ex-aliado ou do candidato apoiado por ele nesta campanha após o tradicional ‘racha’ como é conhecido o rompimento no meio político.
Os dois municípios que mais chamam atenção: Monte Santo onde Itácia Andrade então candidata a vice uniu força em 2020 com Silvania Matos (PSB) e derrotaram Edvan Fernandes “Vando” que tentava a reeleição. Elas tomaram posse e iniaram um mandato de parceria conforme prometido em campanha.
No ano passado houve o rompimento entre as duas e Itácia naturalmente passou a ser vista como pré-candidata de oposição. Everaldo Joel, ex-prefeito de Monte Santo e cunhado de Vando também despontava como pré-candidato a prefeito. No decorrer da pré-campanha, Vando que é pai do deputado estadual Laerte e Jorge Andrade que é pai de Itácia, ele que tem três mandatos de prefeito, chegaram ao consenso e definiram que Itácia e Everaldo formariam a chapa para tentar vencer Silvania que irá concorrer a reeleição que promete ser muito disputada, Itacia concorre pelo MDB e Silvania PSB.
Em São Domingos ocorreu a troca de vice. Em 2020 Ilario Carneiro convidou Marcão Artilheiro vereador mais votado em 2016 pela base de sustentação do então prefeito Izaque Júnior para caminhar com ele fazendo oposição, ele prontamente atendeu, deixou a base governista e se juntou a Ilario que pretendia dá o troco a Izaque, já que na eleição de 2016 perdeu por apenas 19 votos de diferença. Em convenção em 2020 a chapa foi formada com Ilario e Marcão e no dia da eleição derrubaram uma oligarquia que vinha desde a emancipação de São Domingos em junho de 1985. Izaque Jr. foi derrotado com Fabinho do Santo Antônio na vice.
Em janeiro de 2021 Ilario começou ao lado de Marcão uma gestão bastantante participativa até que em meados do ano 2022, Marcão rompeu as relações politicas com Ilario e na eleição para deputados já não comungou a mesma ideia de Ilario. Marcão então passou a fazer pré-campanha de prefeito, uma especie de terceira via, Izaque também caminhava com a intenção de concorrer em busca do seu quarto mandato. Em junho de 2023 Ilario fez um nova investida no sentido de preencher a lacuna deixada por Marcão, convidando Fabinho ex-vice de Izaque Jr para aderir ao seu projeto e ele prontamente atendeu. Durante as convenções o lider do Distrito Santo Antônio, derrotado na chapa com Izaque Jr. foi anunciado candidato a vice de Ilario.
Marcão se manteve como pré-candidato e chegou a marcar o dia da convenção disposto a concorrer para prefeito, mas talvez entendendo que a eleição devia polarizar entre Ilario e Izaque, resolveu aceitar no apagar das luzes a proposta de Júnior para ser vice em sua chapa, ocorrendo um troca-troca.
Outro detalhe a se destacar é que Izaque Jr. já tinha entrando no acordo com a Federação Brasil da Esperança que reúne o PT, PCdoB e PV para lhe apoiar, porém, a federação indicaria o candidato a vice e isto foi feito. O vereador Genival seria o indicado, porem, em novo acordo, Marcão suspendeu a convenção do seu partido Avante e apareceu no dia Izaque Jr e para a surpresa de muitos, foi anunciado como vice, mas não estremeceu a relação com a Federação que continua no mesmo projeto para eleger Izaque. O mais incrivel disso tudo é que todo acordo foi com aval da deputada federal Elisangela Araújo que recebeu os votos do grupo de Ilario em 2022, enquanto Izaque Jr pedia votos contra ela.
A disputa vai servir de tira-teima já que nos dois últimos pleitos, Izaque (MDB) saiu vencedor em 2016 e Ilario (PSD) em 2020.
Em Retirolândia município vizinho a São Domingos o atual vice Rau (Solidariedade) rompeu com o prefeito Vonte do Merim (PSD) após não ter sido escolhido pelo gestor que está concluindo o mandato de 8 anos. Vonte optou pelo nome da vereadora Nayara de Dió (PT) para concorrer a sucessão e isto causou revolta também ao vereador Guene (PCdoB) que sonhava ser anunciado candidato a prefeito pela base governista. Rau e Guene, Guene e Rau começaram a correr trecho em pré-campanha e quem melhor pontuasse em pesquisa ficaria na cabeça da chapa e Gurne levou a melhor. Ele precisou deixar o PCdoB e se filiou ao PSB e Rau está em campanha de reeleição de vice, só que pela oposição.
Candeal – Eleito vice-prefeito na chapa de Everton Cerqueira em 2020, Agnaldo Tavares Carneiro Neto decidiu abandonar o barco tão logo percebeu que não seria ele o escolhido, já que Cerqueira cumpria o segundo mandato e tinha outro nome para apresentar. A chapa governista ficou definida com Renato Pereira Lima Júnior que é secretário de Administração, popularmente conhecido como Júnior Batata (Avante). Cor como é conhecido Agnaldo concorre pelo MDB.
Em Nordestina Eliete de Ito (PSD) concorreu a prefeitura e saiu vencedora com o então vereador Ney do Mari , o mais votado em 2016, porém, não temos informações o que aconteceu, o vice rompeu com a prefeita e se alinhou a Jeosafá (MDB) e vai tentar a reeleição de vice agora contra a prefeita.
Barrocas tem situação semelhante a Retirolandia, o prefeito Jai que está terminando o mandato de 8 anos tinha pelo menos cinco nomes para apoiar, um deles era Dida da Raimundo seu vice nestes 8 anos. Ele não foi escolhido e resolveu romper com o prefeito e no dia seguinte caminhava ao lado de Almir de Maciel (PT). Dida não podendo ser vice novamente, decidiu tentar novamente uma cadeira no Legislativo por onde também já passou. O escolhido de Jai foi Marlon Nunes que nunca disputou cargo público e não estava na relação dos cinco nomes iniciais.
Em Lamarão houve uma mudança radical na política nos últimos 4 anos. Dival de Memel do PT estava concluindo em 2020 o mandato de 8 anos após ter sido eleito em 2012 e reeleito em 2016. Tinha uma gestão com aprovação la nas alturas e decidiu apoiar para lhe suceder a então secretária de Educação Pró Ninha que nunca tinha colocando seu nome em disputa por cargo público, ele também fez a escolha pela vice, a então vereadora Joce e a chapa formada por mulheres venceram muito bem o pleito.
No ano passado o ex-prefeito Dival se distanciou da prefeita, era o prenúncio de que a coisa não andava bem. Ele teria tentado buscar o apoio da prefeita para retornar ao executivo, mas já com certa experiência, entendeu que tinha o direito de concorrer a reeleição e não abriu mão disso. O ex-gestor rompeu as relações e a vice-prefeita Joce numa demonstração de lealdade a ele também rompeu com a petista. Dival se filiou ao PSD e vai tentar voltar a prefeitura agora enfrentando a ex aliada.
Valente – Ubaldino Amaral (Avante) vai em busca da reeleição mas sem o seu vice Zé de Zeli que esteve ao seu lado durante a pré-campanha e de forma surpreendente o abandonou para apoiar Marcos Adriano (PSD). Foi um impacto muito grande para o gestor que poucos dias depois fechou com boa parte das lideranças petistas que inclusive indicaram Dica do Posto para concorrer a vice. Zé de Zeli por sua vez foi para o grupo de Marcos Adriano apenas como mais uma apoiador, já que Marcos Adriano já tinha definido o vereador Sissi de Daniel seu vice.
Queimadas foi município do território do sisal onde teve o primeiro rompimento do vice com o prefeito. Cloudes Rios não ficou metade do mandato acompanhando a gestão de André Andrade (PT). Tão logo surgiu o nome de Ricardo do Supermercado pré-candidato a prefeito pela oposição, Cloudes anunciou seu apoio.
Serrinha o vice-prefeito Moreno Ferreira não tinha outra coisa a fazer se não o rompimento com o prefeito Adriano Lima (MDB). Lima está encerrando seu segundo mandato e tinha como opção apoiar Cyro Nogueira para prefeito, o PT fez a escolha por Gika Lopes e por fim Adriano e Osni Cardoso definiram a chapa Cyro e Gika. E Moreno Ferreira? Ele é filho de Dr Ferreirinha que vai concorrer a prefeitura com a chapa governista e outras três candidaturas.
Em Ichu o vice-prefeito Juninho (PCdoB) foi eleito juntamente com Gonzaga em 2020, mas o seu partido no decorrer do mandato deixou o governo e agora vai apoiar e indicar o vice na chapa de Carlos Santiago que se filiou ao PCdoB e formará chapa puro sangue, prefeito e vice pelo partido comunista.
Mudanças de vice sem rompimento
Em Conceição do Coité o prefeito Marcelo Araújo foi eleito em 2020 com Renato Souza na vice. Para esta campanha de reeleição Renato indicou seu filho Marquinho, vereador mais votado em 2020 para ocupar sua vaga.
Santaluz o empresário Bino foi eleito em 2020 vice-prefeito de Arismário Barbosa (Avante) e todos sabem a lealdade e respeito que tem pelo ex-prefeito e ex-deputado Joélcio Martins e para manter a base unida, já que havia uma possibilidade do grupo de Joelcio apoiar o candidato da oposição, chegaram ao consenso e Bino abriu mão de concorrer mais uma vez a vice e cedeu seu lugar a Joelcinho, filho de Joélcio que tentou sem sucesso a Prefeitura em 2008 e 2012.
Cansanção a prefeita Vilma Gomes foi eleita em 2020 pelo União Brasil e tinha o professor Rogério Santana indicado por Paulinho ex-prefeito na vice. Ocorre que no início da pré-campanha o grupo da prefeita que é liderado pelo seu esposo ex-prefeito e empresário Ranulfo Gomes convidou o vereador Rodrigo do PT, ele que também preside a Federação Brasil da Esperança para compor a chapa de vice e a proposta foi prontamente aceita. Depois disso Vilma Gomes migrou para o MDB com argumento que agora também é governista, já que está no partido do vice-governador Geraldo Jr. O atual vice Rogério não fez objeção e segue no apoio.
Cinco municípios mantêm a mesma chapa de 2020
Biritinga Gil de Gode segue firme com Daniel da Internet em busca de reeleição
Keinha (PDT) e Gilmara em Araci
Ricardo Maia (MDB) e Robson Ferreira em Tucano
Higo Moura (PSB) e Meury Moura em Teofilândia
Zé do Rádio (MDB) e Professora Cristina em Itiúba
Quijingue único município onde o prefeito apoia o vice
O vice-prefeito Romerinho (Avante) é o único vice-prefeito que vai concorrer com apoio do prefeito. Ele vem fazendo a gestão juntamente com Nininho Góis desde 2017 e após ter seu nome na disputa com outros, ao final pesou a experiencia de vereador e 8 anos de vice. A vereadora Selia Alves é sua candidata a vice.