A Prefeitura Municipal de Conceição do Coité através da Secretaria de Educação promoveu mais um tradicional desfile cívico do Dia da Pátria, neste sábado, 7 de setembro e teve como tema: “Educação e Sentimento de Pertença: As territorialidades e o histórico de cada um – identidade/ alteridade.
As 67 escolas da sede e zona rural do município foram representadas e a maioria dos (das) estudantes desfilaram caracterizados de indígenas e africanos que segundo o secretário de Educação Egnaldo Oliveira fazem parte da história de Coité e sua identidade.
Segundo o secretário durante pesquisas os envolvidos concluiram que em Coité tem originárias de povos indígenas e conseguiram mapear às familias, como também afrodescendentes que é maioria da população. “Todas as escolas trabalharam a temática durante uma etapa letiva e hoje a gente está fazendo a devolutiva, uma culminância desse projeto”, disse Egnaldo.
Cada ala do desfile contava uma história e um dos grandes destaques foi uma carro alegórico conduzindo fotografias de personalidades negras de Conceição do Coité a exemplo de Matildes do Acarajé, advogado Paulo Carneiro, professor Venicio, professor Roque, Lázaro policial, senhora Arcanja, o poeta e cordelista Carlos Neves, entre outras.
Ver essa foto no Instagram
Centro de Ensino Menino Jesus única escola privada no desfile
O Centro de Ensino Menino Jesus (C.E,M.J) tem uma grande história no 7 de setembro de Conceição do Coité. Em três décadas de existência jamais ficou um ano sem se apresentar, em alguns anos a Prefeitura não promoveu o desfile e a então Escolinha Menino Jesus não deixava o Dia da Pátria passar em branco.
Sempre foi a primeira a desfilar, mas este ano saiu depois da rede municipal com o tema festas populares e como de costume encantou o público presente.
A unidade de ensino foi fundada pelo casal de professores Gutemberg e a saudosa Noelinda, hoje está sendo dirigida pela filha do casal Ana Carolina que tem a missão de manter essa tradição viva.
Ver essa foto no Instagram