O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Santaluz na tarde de quarta-feira, 18, para inaugurações e entregas de benefícios para a população e por ser um ato institucional de Governo não podia contar com a presença de nenhum candidato a prefeito, vice e vereador no local do evento, ou seja, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Paulo Freire.
Os repórteres do Calila Notícias acompanharam as atividades, e os profissionais tiveram a oportunidade de observar alguns acontecimentos inesperados. O editorial é sério, mas também flagra algumas coisas satíricas que servem para descontrair os leitores, e as pessoas que aparecerem nesta coluna se ficarem chateadas “não irão pra o céu”.
Helicóptero com o governador aterrisou em local que mais parecia pouso de emergência
Quem estava na frente do Colégio às 14h20 esperando o governador deve ter levado um baita susto quando viu um helicópero descendo em um local que jamais seria o escolhido, um terreno baldio cercado de mato sem que recebesse nenhuma sinalização pra facilitar a vida do piloto. A decisão foi surpresa até para equipe de segurança que estava no estádio municipal do outro lado da cidade, inclusive o CN chegava no momento quando os carros saíram em disparada.”Que pressa é essa governador? Mas a gente só soube que ele não estava no carro quando chegou na escola e que o povo mostrou o helicóptero dentro do mato.
Início de incêndio no matagal em frente a escola
Enquanto o governador cumprimentava as pessoas na frente da escola surgia uma fumaça de dentro do mato seco as margens da rodovia que supostamente pegou fogo em consequência da queima de fogos e causou preocupação, já que o assunto que domina o noticiário no Brasil nas últimas semanas são as queimadas. Mas a providencia foi tomada rápida e antes de terminar o evento mandaram um caminhão-pipa para apagar o fogo.
Junior do Max e Quitéria reviveram momentos de prefeito (a)
O governador Jerônimo que está acostumado chegar nas cidades e ser recebeido por políticos de diversas cidades da região não encontrou esse público, vedado pela Legislação eleitoral conforme já mencionado anteriormente e neste caso que recebeu moral do governador foi o casal Júnior do Max e Quitéria ex-prefeito (a) que já chegou no local sendo convidado a fazer a entrega de um ônibus fruto de uma emenda do deputado Alex da Piatã, depois, assistiram juntos a uma apresentação cultural dos alunos, visitaram as novas instalações do Colégio, descerram a placa e sentaram nas cadeiras da frente do evento institucional, certamente revivendo o momento que governaram o município. De fora apenas dois prefeitos que serão ex a partir de 1º de janeiro de 2025: Vonte do Merim (Retirolândia) e Adriano de Rosalvo (Nova Fátima).
Ninguém ligado ao prefeito Dr. Arismário marcou presença
Conforme citado o evento com a presença do governador foi institucional e assim sendo não pode fazer campanha política, mas os políticos que não estão concorrendo como é o caso do ex-prefeito Joélcio Martins e o próprio Bino atual vice podia participar e subir no palanque, já que ele não disputa a reeleição. O deputado Marcinho Oliveira (União Brasil) esteve no estádio recebeu a pulseira de acesso, mas não chegou na escola. Na condição de deputado, mesmo sendo da oposição ao governador, ele discursaria assim como fez Robinson Almeida (PT), Alex da Piatã (PSD) e Elisângela Araújo (PT). O atual prefeito concorre a reeleição pelo Avante, partido que hoje faz parte da base do Governo. Alguns alunos foram vistos circulando com a praguinha dos candidatos.
Governador foi traído em 2022
Mesmo sendo um evento institucional, não tem jeito pra os políticos durante o discurso deixar escapar algo que venha a politizar o evento. O deputado estadual Alex da Piatã falou do sentimento de gratidão por tudo que o governador tem feito por Santaluz e disse Jerônimo foi traído na eleição de 2022 pelo grupo que hoje administra o município. O parlamentar não revelou, mas deve ter pensado. ‘Muitos traíras procuram se filiar em partidos aliados ao governador só para tirar proveito, mas no fundo são rivais’.
Júnior mostrou prestígio, ‘sem sem nada’ conseguiu água e asfalto para duas grandes localidades
O ex-prefeito Júnior do Max mostrou que tem prestígio e mantém sua liderança em alta. Ao fazer uso da palavra algo raro em evento com governador, quando não tem cargo, ousou e ainda fez pedidos. Para o governador concluiu a obra de abastecimento de água para Serra Branca que segundo ele foi iniciado por Quitéria no fim do seu mandato em 2020 e o atual não concluiu, e de quebra os canos desapareceram. O outro pedido foi o asfalto ligando a sede de Santaluz ao Distrito Várzea da Pedra. O pedidos foram atendidos pelo governador. O governador nem levou a sério a lembrança de Júnior a Fábio Souto, citado confundindo com Otto Filho deputado que apoia atualmente.
Governador pede a Deus para que ele não esqueça suas origens
Se alguém perguntar ao governador Jerônimo Rodrigues que é natural da Chapada Diamantina qual a região da Bahia que ele mais conhece, ele cerrtamente irá responder que é a do sisal. Isto porque ele é oriundo do MOC (Movimento de Organizações Comunitárias) sediada em Feira de Santana, entidade com mais de 50 anos de fundada e que tem como principal ação treinar e capacitar o homem do campo, luta pela sobrevivência unindo forças com os sindicatos e associações, e o agora governador foi técnico do MOC e a região sisaleira sempre contou com o trabalho dele, de maneira que em mais de 20 anos fez muita amizade e quando chega na região se sente em casa. Conhece todas as estradas das cidades da região, quando foi falar do asfalto para o Pereira falou que deve ser feita aos poucos, já que são 60 quilometros, fez referência ao Mucambinho terra de Zé Hamilton, sindicalista, amigo histórico e que não estava presente por ser candidato a vice de Leo Reis. O governador fez um discurso intercalando com cumprimentos aos amigos quando via no meio da plateia. Ele disse pedir a Deus a todo instante que não permita que ele esqueça suas origens.
Jerônimo Correria
Rui Costa atual ministro da Casa Civil do Governo Lula adotou o nome Rui Correria quando era governador da Bahia, muito possivelmente para representar a sua presença constante em todas regiões do estado, mas na prática o governador correria mesmo é Jerônimo, ele sempre que deixa algum ambiente sai correndo e os seguranças e demais pessoas que lhe acompanham entram no rítimo.
Leo Reis, Zé Hamilton e demais candidatos a vereador esperaram o governador ao lado do helicóptero
Os candidatos não podem participar de inaugurações, mas não perderam a oportunidade de se encontrar com o governador para fazer aquela foto e publicar em redes sociais. Será que a ideia de pousar ali foi pra isso??? Hum, político!!?