Com muitas alegrias e vitórias a comemorar a Igreja Assembleia de Deus Vida festejou o primeiro aniversário de fundação com um culto festivo na noite de segunda-feira (14) no Sisal Clube em Santaluz com a presença dos cantores Robinson Monteiro, Ronaldo Rios e banda e as das cantoras Queila Carmem e Nélia Nascimento. O pregador oficial foi o Pastor Elisomar Nunes.
O evento reuniu evangélicos de todo território do sisal, em especial das cidades de Conceição do Coité, Nordestina e dos povoados de Várzea da Pedra e Lagoa Escura, no município de Santaluz, aonde existem templos da referida Igreja que tem como presidente o Pastor Rondinelly Rios e Roudillys Rios vice-presidente. A igreja faz parte da Convenção Fraternal dos Ministros das Assembleias de Deus na Bahia CONFRAMADEB, fundado em junho de 2010 e tem como presidente o pastor Israel Alves Ferreira.
O primeiro a se apresentar na abertura do culto foi o pastor cantor Rounaldo Rios Nascimento, natural de Senhor do Bonfim, hoje morando em Santaluz, depois de passar por Salvador, Juazeiro e Governador Valadares-MG, onde exerceu a profissão de jogador de futebol, abandonou para ser um Levita, um Adorador e também, em 1998, iniciou seu ministério com o irmão Roudillys Rios, formando a dupla Irmãos Rios,quando gravaram vários CDs e em setembro de 2007, receberam o “disco de ouro”, referente aos 50.000 vendidos.
Apesar do sucesso da dupla, Rounaldo disse ao CN que resolveu gravar um CD solo inspirado em Deus para abençoar vidas e ganhar almas e seu nome artístico passou a ser “Ronaldo Rios”. No palco ele apresentou as músicas no estilo sertanejo universitário gospel, inclusive com as roupas diferenciadas dos demais pastores que estavam no púlpito.
Depois de Ronaldo Rios, as atenções voltaram para Robinson Monteiro, considerado a estrela da música gospel e um batalhão de fiéis se aproximaram do palco com objetivo de conseguir uma boa posição para fotos e gravar imagens do cantor. Ele, que nasceu em um berço evangélico e musical, pois seu pai era guitarrista e sua mãe cantora, fez sucesso durante a participação no programa Raul Gil e hoje é considerado destacado cantor das músicas gospel.
“Desde pequeno, eu canto na igreja. Era uma coisa natural na nossa casa exercitar a música”, lembra o cantor, que em 1999 gravou o primeiro álbum, lançado de forma independente. “Meu primeiro CD, intitulado ‘Prostei-me’, morreu no meio do caminho, porque não havia condições de divulgá-lo. Então, incentivado por amigos, resolvi me inscrever no programa de calouros do Raul Gil. Eu pensava que, se eu fosse ao programa, alguma gravadora iria ouvir e comprar a minha ideia para divulgá-la no mercado gospel. A experiência, no entanto, foi completamente diferente”, conta.
Robinson contou durante a apresentação que gravou trabalhos de expressiva vendagem a exemplo de: “Anjo” (2001), “É Preciso Acreditar” (2002) e “Romântico” (2004), obtendo sucesso, mas não se sentia feliz, já que seu maior desejo era falar do amor de Deus. “Isso foi me deprimindo a ponto de eu parar na UTI, entre a vida e a morte”, revela.
“Eu não queria gravar músicas que não fosse evangélica e achava que o mercado evangélico não iria me aceitar, por causa do meu envolvimento com a música secular”, contou o artista. Ele disse também que foi ao contrário e foi recebido de braços abertos e, em 2007, lançou o álbum “Uma Nova História”, que fez sucesso em todo o País e chegou a ser indicado ao Grammy Latino.
Dois anos depois, Robinson apresentou ao mercado o CD “Em Todo o Tempo Louve” e venceu o Troféu Talento 2009 na categoria “Melhor Álbum Pentecostal”. “Deus tem honrado. O que eu não vivi em oito anos no Raul Gil, estou vivendo agora na presença Dele”, revela o artista.
Em Santaluz ele apresentou uma produção arrojada e inovadora e no repertório musicas conhecidas do grande público a exemplo de “Deixa o Amor Acontecer”, do grupo Roupa Nova, “I Look To You”, tema do casal Luciana e Miguel na novela “Viver a Vida”, na versão em Português e canções inéditas e releituras de sucessos como “Ninguém Te Amou Assim”, “Nosso Amor” e “Nós Dois”.
Participaram também do momento de louvor as cantoras Queila Carmem, Nélia Nascimento, de Santaluz, Rosangela, Coité e Rose, de Juazeiro. A mensagem da palavra de Deus foi ministrada pelo Pr. Elisomar Nunes, que veio da Alemanha com grande experiência e conhecimento bíblico para pastorear a igreja Ass. de Deus Vida na cidade de Coité.
História da Igreja na região – A igreja Assembleia de Deus Vida, foi inaugurada oficialmente no dia 15 de novembro de 2010, mas os trabalhos foram iniciados em 16 de maio de 2010, com muitas dificuldades. Segundo o Pastor Rondinelly Rios, ele foi chamado para obra e resolveu dar ouvido a voz de Deus iniciando os trabalhos em um templo com capacidade para 100 pessoas. “Mas a promessa de Deus era bem maior, e com poucos meses depois já estávamos em um templo com capacidade para mais de 200 pessoas e à seriedade com que os lideres encaram a oração e o evangelismo, pois para os mesmos esses dois itens são fundamentais para o crescimento de uma igreja, junto a tudo isso trabalhos sociais, amor ao próximo e respeito a cada membro fizemos com que a igreja crescesse de forma extraordinária e no dia 15 de novembro de 2011 a igreja completou seu primeiro aniversario com números incríveis que não esperávamos”, contou Rios.
O crescimento da igreja é visível e na cidade de Conceição do Coité, onde funciona em um pequeno salão com pouco mais de 100 metros quadrados e capacidade para 60 pessoas, será inaugurada com festa nos dias 03 e 04 de dezembro, após sete meses de trabalho, um templo de 350 metros quadrados com capacidade para 300 pessoas e já somam mais de 400 pessoas em todas as igrejas. Segundo o Pr Rondinelly, os planos para 2012 são visionários e com a ajuda de Deus a igreja continuará crescendo e a ideia é chegar a 10 igrejas funcionando, e ampliando o curso teológico inaugurado recentemente e que vem preparando obreiros da igreja e de outras para a grande seara.
O ato de fundação da Igreja contou com aproximadamente de seis mil pessoas que participaram de um culto em via pública na Avenida Getúlio Vargas, em Santaluz, onde foi armado um palco com sistema de som e iluminação, proporcionando um ambiente de louvor, adoração e alegria. Na época se apresentaram a Banda Faces, da Igreja Assembleia de Deus do Distrito de Pereira, Rios, Rounaldo e Roudillys e Jamily, uma carioca descoberta através do concurso de calouros do “Programa Raul Gil”, dona de uma voz forte e ao mesmo tempo suave e afinada, que encantou o público e com suas músicas, conhecidas do público, que cantou junto, “Conquistando o Impossível”, “A Fé Faz o Herói” e canções inéditas de sua própria autoria, ‘Nada Vai Me Separar’, ‘Sondas Meu Coração’ e ‘He Is My Lord’.
Por:Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas