O município de Conceição do Coité no território do sisal é reconhecido historicamente pela rivalidade política que teve início no início da década de 1970 com a disputa do grupo azul com vermelho e os eleitores não escondiam suas opções de voto, colando a foto do candidato em casa e a praguinha no peito praticamente durante toda campanha. A rivalidade provocou brigas familiares que é capaz de encontrar hoje em dia, irmão que não fala com irmão há décadas.
A introdução desta reportagem contando a realidade de Coité de outrora, foi para trazer de forma clara a atual.
Falta apenas uma semana para as eleições municipais em Coité que no passado era bastante agitada com muito barulho de carros e motos, som de mala e carroceria, paredões, muito foguete, só que tudo isso foi proibido pela justiça e o clima de campanha só é notado mesmo nos fins de semana, de modo especial no domingo quando as coligações promovem comícios seguidos de grandes carreatas.
O dia-a-dia tem sido normal, o candidatos espalham bandeiras em locais estratégicos, realizam reuniões em bairros e povoados. O mais curioso de tudo e que chamou a atenção do Calila, é que faltando tão pouco tempo para as eleições, diferente do passado, a grande maioria dos carros não tem nenhuma propaganda do candidato favorito do proprietários e se depender apenas disso, a eleição não tem favorito.
Nossa reportagem fez um registro que neste sábado, 28, que começou da Fonte Luminosa, passando pelos fundos do Mercado municipal e verificou que a grande maioria dos carros estacionados não tem nenhum adesivo. Fez o retorno do Mercado para o sentido oposto e verificou a mesma situação.
Detalhe: a ideia de fazer esse levantamento seria na sexta-feira, mas por ser dia de feira-livre imaginamos que podia encontrar muitos carros de fora, diante disto, deixamos para o fim da manhã deste sábado.
A reportagem parou em um local estratégico próximo ao semáforo e passou a observar os carros que desciam pela Rua Marechal Deodoro vindos da Babilônia ou Praça da Igreja e na presença de outras pessoas que já sabiam da intenção da reportagem e passou a contar os carros e quantos passaram com adesivos, 70 veículos no total. Oito com adesivos do candidato Marcelo Araújo, sete da candidata Val (PSD) e um com o adesivo “vote 13” que consideramos ser em favor de Assis, já que o proprietário é coiteense e se declara eleitor do petista.
Portanto, tomando como base os carros estacionados e depois o que passaram pela Deodoro da Fonseca, concluímos que Marcelo com 8 carros adesivados em 70 tem pouco mais de 10 por cento e Val com número exato de 10%.
A reportagem do CN fez outro levantamento relacionado a quantidade de veículos licenciados em Conceição do Coité e concluiu que em fevereiro deste ano (2024) havia uma frota de 11.715, sendo 2.996 carros de passeio, 852 caminhonetes, 213 caminhões e 208 outros tipos de veículos.
A soma de veículos (carros de passeio e caminhonetas) mais comum nas carretas corresponde a 3.848, se 10% estiver identificado com plotagem, podemos encontrar 384,8 carros plotados.
Veja o video do percurso pelo centro comercial
Ver essa foto no Instagram