O deputado Penalva (PDT) encaminhou indicação ao Governo do Estado para que seja criada na Bahia a carteira de identificação para pessoas com Fibromialgia, e a concessão de atendimento prioritário nos serviços públicos do Estado.
Na justificativa do pedido, ele discorreu sobre a doença, uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, sendo acompanhada de sintomas de fadiga, sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais, conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
O parlamentar defendeu a prioridade de atendimento ao considerar a falta de reconhecimento da sociedade em relação aos que possuem a síndrome, “especialmente pelo desconhecimento e preconceito ainda relacionados à doença”. E para garantir a preferência, disse, é necessária a criação da carteira de identificação. O pedetista citou, ainda, que a Prefeitura Municipal de Salvador já disponibiliza o documento, mediante apresentação de documentos como laudo médico e número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID).
Penalva também quer que seja criado um portal na internet no qual, além de ser viabilizado o cadastramento do solicitante, seja possível acompanhar o andamento do processo. “Trata-se de mecanismo democrático para fortalecimento da política de Saúde Pública no Estado, em benefício de pessoas com Fibromialgia, que além dos sintomas, sofrem com a invisibilidade social”, concluiu.
CN | Fonte: ALBA