Cid Moreira conquistou grande parte do público evangélico ao gravar a Bíblia narrada e, após sua morte, parte da herança do jornalista será doada para a igreja. Segundo a viúva do locutor, Fátima Sampaio, um dos desejos do marido era ajudar a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), uma organização humanitária mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia. As informações são do Correio.
Em entrevista ao vivo no programa Encontro, da TV Globo, Fátima contou nesta sexta-feira (4) que a renda que Cid recebia por sua narração da Bíblia Sagrada será transferida para a instituição. A ação acontece em retribuição à entidade, que apoiou a gravação do livro cristão.
Antes de partir, o apresentador também assinou contrato com uma empresa de inteligência artificial que vai traduzir a Bíblia para outros idiomas, na voz de Cid.
“Parte da Bíblia, que ele tem sociedade, ele quer doar para uma instituição chamada Adra, que cuida e crianças abandonadas e com problemas familiares, como forma de devolver o carinho que ele recebeu quando gravou o projeto da Bíblia, e a outra coisa é um contrato que ele fez com uma empresa de inteligência artificial, e que vai permitir que ela narre a Bíblia em várias línguas, sua voz será eternizada em várias línguas”, disse Fátima Sampaio.
O velório do jornalista acontece no Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio de Janeiro, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade. Familiares, amigos e fãs se reuniram no local para prestar as últimas homenagens pela manhã. Cid morreu na quinta-feira (3), aos 97 anos, em decorrência de uma pneumonia.
Narração de Cid está no Spotify
Quando se aposentou aos 69 anos, Cid Moreira decidiu encarar um novo desafio: narra os salmos da Bíblia. O ex-Jornal Nacional se decidiu durante sete anos ao projeto, conseguindo criar uma legião de fãs que gostavam de escutar a palavra de Deus na voz marcante do jornalismo brasileiro.
Em conversa com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva no podcast “PodPeople”, ele revelou que o convite veio de forma inesperada. “Eu estava saindo para jogar tênis e me ligaram, convidando para ler textos mais populares da Bíblia, do Novo Testamento.”
O sucesso rendeu mais de R$ 60 milhões e, após os Salmos, Cid percebeu que aquilo era uma fonte boa de renda a curto prazo. “Eu pensei ‘se isso fez sucesso’… Veio uma vozinha na minha cabeça: ‘Porque não grava a Bíblia toda?’ Era a época áurea do CD!”. Ele gravou a Bíblia inteira em áudio books, vendendo milhões de exemplares. Suas narrações também estão presentes no Spotify.