O Bahia viveu uma noite para ser esquecida em São Januário, na noite desta segunda-feira (28). No confronto direto com o Vasco, o tricolor apresentou desempenho abaixo do esperado, viu o alvinegro anotar três gols apenas no primeiro tempo e acabou derrotado por 3×2.
O Vasco construiu a vitória logo nos primeiros minutos, com Emerson Rodríguez. Aos 11 minutos, Puma arriscou de fora da área, Marcos Felipe falhou ao tentar defender e entregou nos pés de Emerson Rodríguez, que fuzilou as redes.
Quatro minutos depois, Rayan invadiu a área e foi derrubado por Kanu. Em cima do lance, Raphael Claus marcou pênalti. Payet cobrou forte e fez 2×0 para o Vasco, aos 17 minutos
O placar adverso deixou o Bahia atordoado. O time baiano se viu vulnerável no meio-campo e praticamente não conseguia criar.
Aos 31 minutos, Payet recebeu livre de marcação e da entrada da área mandou uma bomba no cantinho. Marcos Felipe nem se mexeu no terceiro gol vascaíno. Só então Rogério Ceni decidiu mexer no time. Everaldo e Jean Lucas saíram para as entradas de Luciano Rodríguez e Ademir.
As alterações surtiram efeito. Em um dos raros ataques do Bahia, Ademir cruzou na medida e Luciano Rodríguez, de cabeça, descontou para para a equipe baiana, que foi para o intervalo com o 3×1 no placar.
Na sequência, o francês Payet balançou as redes mais duas vezes. Luciano Rodríguez, que entrou ainda na primeira etapa, descontou de cabeça para o Esquadrão após cruzamento de Ademir que entrou junto com ele e o primeiro tempo terminou com o time cruzmaltino com a vantagem de 3 a 1.
Ficou no quase
Em busca, pelo menos, do empate, o Bahia voltou para o segundo tempo com Rafael Ratão e Acevedo nos lugares de Cauly e Caio Alexandre, respectivamente. As mexidas alteraram a estrutura tática do time, mas o tricolor ainda tinha dificuldade na construção.
Do outro lado, o Vasco aproveitava a vantagem para jogar em contra-ataque, explorando, principalmente, o lado esquerdo do ataque, com Emerson Rodríguez. O alvinegro quase fez o quarto gol em erro de Kanu. Alex Teixeira roubou a bola, entrou na área e rolou para Payet. Arias chegou primeiro e evitou o hat-trick do francês.
O Bahia não conseguia fazer pressão no ataque, mas aos 29 minutos colocou fogo na partida. No rápido contra-ataque, Thaciano recebeu na frente e tocou na saída de Léo Jardim. O goleiro fez a defesa parcial, mas a bola sobrou para Ademir, de cabeça, fazer o segundo do tricolor.
A chance de deixar tudo igual veio aos 48 minutos. Depois do cruzamento na área, Ratão finalizou, Léo Jardim defendeu e a bola voltou nos pés do próprio Ratão. Com o gol aberto, o atacante do Bahia mandou para fora e não conseguiu evitar a derrota fora de casa.
A derrota deixou o Bahia mais longe da zona de classificação para a Libertadores e fez o Vasco voltar à briga. O time baiano se mantém na 7ª colocação, com 46 pontos, enquanto a equipe carioca chegou aos 43 e subiu para a 9ª posição. O São Paulo, com 51 pontos, fecha o G6.
CN | Correio