Carlos Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, bateu o seu próprio recorde de vereador mais votado da história do Rio de Janeiro, com 130.480 votos, um percentual de 4,30% dos votos válidos do total de 3.016.873. isto na eleição municipal do último 6 de outubro.
Lucas Pavanato, (PL/SP), foi o vereador mais votado do País com 161.386 votos. Trata-se do maior colégio eleitoral do país, São Paulo tem 34.403.609 eleitoras e eleitores, Esta votação corresponde a 2.78% dos votos válidos.
Na capital da Bahia, Salvador, o progressista Jorge Araújo, obteve 36.065, correspondente 2.69% dos votos válidos.
Em Cansanção município da região sisaleira da Bahia, cujo eleitorado é pequenino em relação as capitais citadas, o vereador Frederico Careca Show obteve 4.464 votos, primeiro colocado entre todos os concorrentes, isto chamou a atenção para a maior votação da história para um vereador não somente em Cansanção como em todo território do sisal. Quando o quesito é percentual de votos, Frederico ficou com 18,84% dos votos válidos (23.692) aproveitamento de mais de 4 vezes em relação ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Calila Notícias fez um levantamento nos 417 municípios do Estado da Bahia a fim de conhecer o vereador com maior percentual de votos e conclui que Frederico que disputou sua quarta eleição de vereador lidera esses números. Talyta de Si de Neca, do PCdoB de Várzea da Roça no território da Bacia do Jacuípe é a segunda mais votada em percentual de votos válidos na Bahia 16,32%. Foram 8.629.
A reportagem do Calila Notícias foi até Cansanção e conversou com Frederico sobre essa grande façanha. Ele atribui tudo isso ter nascido em berço político (12/10/1972). Seu pai José Renato Reis foi eleito prefeito de Cansanção em 1988 e ainda muito jovem, aos 16 anos já estava envolvido participando de reuniões e comícios, “a política está no sangue, acompanhei de perto a gestão do meu pai que aconteceu de 1989 a 1992 e de lá pra cá jamais fiquei de fora”, conta o Careca Show que é o atual presidente da Câmara.
Ainda sobre a grande votação, o número 15000 de Frederico apareceu em todas as seções eleitorais distribuídos em 41 locais de votação incluindo sede e zona rural do município e dois vereadores do MDB também se elegeram graças a quantidade de votos recebida por Frederico. (Veja como foi em cada local individualmente no fim desta reportagem)
Trajetória política
Frederico Macedo Reis colocou seu nome pela primeira vez na disputa por cargo público no ano 2000 quando tinha 28 anos e concorreu pelo PSC e foi eleito com 566 votos, segundo mais votado na ocasião, em 2004 concorreu a reeleição pelo PTB e coincidentemente recebeu 566 votos, novamente ficou como segundo mais votado. Em 2008 decidiu não concorrer já que tinha como objetivo coordenar da campanha de Ranulfo Gomes a prefeito de Cansanção, a campanha foi vitoriosa e ele assumiu a Secretaria de Administração.
Depois disso ficou na articulação política nas campanhas de Paulinho que foi vice de Ranulfo. Em 2020 fez um trabalho paralelo, fez parte da coordenação de campanha de Vilma Gomes, esposa de Ranulfo e colocou seu nome na disputa novamente de uma cadeira na Câmara Municipal e foi o vereador mais votado, tendo recebido 1359 votos, concorrendo pelo Democratas. Dona Vilma como é conhecida foi eleita prefeita.
Ao assumir a cadeira do Legislativo pelo grupo da prefeita que fez maioria na Câmara, Frederico foi indicado para presidir a Casa no biênio 2021-2022 e 2023-2024.
Frederico em entrevista para o CN disse que o sucesso da votação no último 6 de outubro atribui a sua presença sempre, em contato com deputados, citou os mais recentes votados pelo grupo o qual faz parte, Marcinho Oliveira e Elmar Nascimento, lideranças da sede e zona rural, a busca incansável por benefícios para Cansanção, seja em Salvador ou em Brasília. “Mas o que considero fundamental nisso tudo é a facilidade que tenho de me reunir para discutir política com qualquer liderança, mesmo sendo da oposição, não vejo nenhuma dificuldade”, afirma.
Frederico lembrou que o principal rival político do grupo de Ranulfo hoje é Ari do Almerindo que foi prefeito de Cansanção numa ocasião que seu pai Zé Renato foi o vice, em seguida passou a relatar a ingratidão de Ari para com seu pai, depois não cumpriu a palavra com ele que tinha prometido lhe apoiar para presidência da Câmara em 2004, e diante disso a oposição lhe convidou para ser o candidato e ele prontamente atendeu e exigiu de Ari que os quatro vereadores ligados a ele votasse nele para presidente e isto aconteceu tendo ficado os dois biênios da Legislatura 2005 – 2008 como presidente.
Careca Show lembrou que ajudou na primeira eleição de Wagner para governador da Bahia em 2006 quando reuniu outros três colegas vereadores para apoiar o petista, enquanto Ari que estava como prefeito, era contra e não queria Wagner em Cansanção.
Potencial nome para concorrer a cadeira de executivo em 2028
A excelente votação recebida por Frederico nas eleições deste ano pode servir de motivação para viabilizar uma futura candidatura a prefeito em 2028. Seria um candidato natural do grupo liderado por Ranulfo Gomes, afinal, a diferença da votação de Dra Thaynara que concorreu ao cargo de prefeita, para ele, foi de apenas 1746 votos. A votação dele foi superior a de alguns prefeitos e prefeitas eleitas na região a exemplo de Nordestina onde Eliete de Ito teve 4420 votos; Ilario Carneiro em São Domingos (3.885); Pró Ninha em Lamarão (3.712); Gonzaga em Ichu (3.664); Júnior Batata em Candeal (3.682).
Votação por localidade