O Pacto Global da ONU no Brasil, maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo, anunciou em abril de 2022 o lançamento da Ambição 2030, estratégia formada por sete grandes Movimentos, criados para acelerar as metas propostas pela Agenda 2030 da ONU.
As empresas são convocadas para alinharem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A Cresol se tornou signatária do Pacto Global da ONU em 2022. Hoje o Brasil já tem a segunda maior rede local do mundo.
O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, assinou o termo de adesão ao Movimento Mente em Foco do Pacto Global da ONU no Brasil. A iniciativa convida instituições e organizações brasileiras a agir em benefício de seus colaboradores e da sociedade no combate ao estigma e ao preconceito social ao redor da saúde mental.
O objetivo é contribuir para a criação de ambientes de trabalho saudáveis, estimulando a discussão sobre a pauta, e, além disso, fortalecer a estratégia ESG e atuação da Cresol com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3).
“A Cresol é uma instituição atenta aos desafios vivenciados pela sociedade e sabe que a questão da saúde mental é um desses desafios. Nosso objetivo é trabalhar este tema de forma preventiva e humanizada, e o movimento do Pacto Global irá nos apoiar para aprimorar as nossas ações internas”, declarou o presidente da Cresol, Cledir Magri.
O Movimento Mente em Foco busca tratar a saúde mental como um tema perene e que faça parte da estratégia de negócio das instituições. A ambição é chegar em 2030 com 1.000 empresas com programas estruturados de saúde mental, impactando 10 milhões de trabalhadores com essas iniciativas.
A Cresol ao se tornar signatária do movimento, firma o compromisso de implementar ações sólidas para a promoção da saúde mental, e passará por avaliação periódica para verificar o grau de comprometimento em relação aos seis compromissos previstos. São eles: ter profissional de referência para aconselhamento e atendimento; oferecer orientação e manejo de crises; garantir a avaliação permanente dos colaboradores; manter gestores engajados e capacitados em relação ao tema; criar um programa antiestigma e promover ações de incentivo à saúde mental, com campanhas e iniciativas para incentivar práticas culturais, esportivas, de nutrição, bem-estar, educação, entre outras, a partir de demandas identificadas.
Fonte: Mídia Idéxis2