A reportagem do Calila Notícias mantendo uma tradição desde sua fundação esteve na cidade de Monte Santo para registrar a mais uma Festa de Todos os Santos, a maior do Sertão baiano realizada nos dias 31 de outubro de 1º de novembro, como é de conhecimento de todos, o evento reúne o sincretismo religioso e o profano o que faz com que a cidade receba milhares de turistas.
O destaque do religioso é a subida da serra da Santa Cruz onde romeiros sobem para pagar promessas por ter alcançado alguma dádiva. O profano é procurado principalmente pelos jovens já que a Prefeitura Municipal contrata os grandes nomes da música atual, o destaque deste ano ficou por conta de Natanzinho Lima que fez todo público presente na Praça de Eventos cantar e dançar seu conhecido repertório, Eduardo Costa, Calcinha Preta, Henry Freitas,entre outros. Vale lembrar que no palco principal também teve a Banda Gospel Anjos de Resgate conhecida nacionalmente por suas canções de evangelização e William Sanfona, que tem se destacado com seus louvores em ritmo de forró.
Portanto, O Dia de Todos os Santos é comemorado todo dia 1º de novembro, entre as festividades do Halloween e o Dia dos Mortos. Embora comemorado depois do Halloween, feriado secular, o Dia de Todos os Santos é protegido pelo catolicismo. Da mesma forma, é comemorado na véspera do Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos.
Curtinhas
As atividades religiosas são maiores que as profanas, basta dizer que tem inicio dia 21 de outubro com novenário, romeiros chegam na cidade dias antes, principalmente àqueles que pretendem pagar promessas com o movimento menor durante a subida pela escadaria da Capela de Santa Cruz, que possui três quilômetros de extensão e, após todos os degraus vencidos, os visitantes chegam a uma altitude de 550 metros.
Motociclistas ignoraram pedido do padres – A Casa Paroquial onde moram os padres fica na Praça Monsenhor Berenguer, ao lado da Igreja. Inquietos com a quantidade de motos que eram estacionados no passeio da casa nos anos anteriores, os sacerdotes resolveram colocar três cartazes dizendo “proibido estacionar motos”. Mas não adiantou.
Linha reta e depois três voltas no entorno da igreja – Um grupo de senhoras e jovens chegaram a Monte Santo, vindo de Euclides da Cunha, pela BA 220. Numa reta da rodovia de aproximadamente 5 km é possível enxergar a igreja, e na chegada antes de qualquer coisa, realizaram o que pede a tradição, dar três voltas no entorno da igreja antes de entrar na igreja para e assistir à missa.
Todos os Santos operou “milagre da pisadinha” – O CN encontrou com Homero, cantor e diretor da banda Brega & Vinho que é de Monte Santo. Ele estava assistindo à missa dentro da igreja e perguntamos quem fez ele ir àquela celebração, e a resposta de imediato: Todos os Santos. Brincadeira a parte. Homero garante que tem participado com frequência das celebrações, por entender que é necessário busca a Deus antes de tudo.
Geração de emprego e renda – Tendo como principal clientela os romeiros, dona Neide Souza, residente em Senhor do Bonfim, arma seu tabuleiro de acarajé e abará próximo da escadaria da igreja. Ela faz isso há 17 anos, inclusive levou nos primeiros anos, a filha na barriga, ou seja, quando gestante. Hoje, com 15 anos, Sabrina acompanha a mãe.
A luta pela terra – Liderado pelo então padre Enoque Oliveira, Monte Santo foi palco de movimentos pela reforma agrária, ou seja, a luta pela terra. Talvéz, Valéria e Vitória Silva, não eram nascidas, mas foram agradecer a conquista da terra e hoje são assentadas do Assentamento Conceição, em Ribeira do Pombal. A primeira parada foi no cruzeiro em frente à igreja para o registro fotográfico.
Juntou o útil ao agradável – Valdice Suelo de Uzeda Luna é vereadora e parte para seu segundo mandato em Teodoro Sampaio. Dida Uzeda como é conhecida uniu o útil ao agradável. Muito religiosa, ela acompanhada do esposo, irmãs, assessora, foram agradecer o resultado positivo da eleição e visitar uma irmã que mora em Monte Santo. A comitiva chegou quinta à noite depois de percorrer cerca de 340 km e subiu ao monte na sexta-feira pela manhã.
Comércio na feira-livre a noite também faz parte da cultura do nosso povo, nossa gente – A missa estava acontecendo e na frente da igreja, o CN presenciou uma dona de casa residente em Monte Santo comprando panela de alumínio no vendedor ambulante Geraldo Marcelo, que saiu de Cicero Dantas, para comercializar seus produtos expostos em cima de uma lona, algo que para o CN que defende a cultura do nosso povo e da nossa gente, e o respeito para o trabalhador digno não podia ficar de fora desse registro. Aproveitamos para pedir a prefeita Silvania Matos que continue apoiando esta cultura que no território do sisal, Monte Santo é dos poucos.
Camarote da Prefeitura sem os tradicionais nomes da política local
A prefeita Silvania Matos (PSB) surgiu na política monte-santense no ano 2012 quando se elegeu vereadora e na Câmara fez oposição ao então prefeito Jorge Andrade que cumpria seu terceiro mandato. Matos fazia parte do grupo de Vando que àquela altura eram os dois principais lideres. Em 2016 Silvania depois de ter se destacado na Câmara resolveu sair candidata a prefeita, numa disputa que tinha ainda Vando e Jorge. Vando levou a melhor, mas a soma dos votos de Jorge e Silvania era superior a recebida por Vando e resolveram se juntar para as eleições de 2020. Silvania encabeçando a chapa e Itácia Andrade, filha de Jorge na vice, prevaleceu a força da oposição e desbancaram Vando que tentava a reeleição. Silvania e Itácia vão para o mandato e do meio para o fim, a família Andrade rompe com Silvania, se une ao rival Vando e formam a chapa para tentar evitar a reeleição de Silvania. Mas o resultado não foi o esperado, a prefeita foi eleita com quase 10 mil votos de diferença de frente à Itácia que concorreu para prefeita com Everaldo Joel ex-prefeito por dois mandatos, indicado por Vando na vice. Sem a presença dos ‘jorgistas’ e ‘vandistas’ o camarote da prefeita Silvania estava cheio de caras novas. Os mais conhecidos pelo menos no primeiro dia de festa foram os deputados Alex da Piatã e Marcelinho Veiga.
Prefeita Silvania disse que o resultado nas urnas superou todo sua expectativa
O resultado eleitoral em Monte Santo para prefeita, talvez foi o mais expressivo da história. Quase 10 mil votos de frente em favor de Silvânia que enfrentou três ex-prefeitos que governaram por 24 anos, dois deputados, sendo que um é também natural do município, outro da região e a sua vice-prefeita, ou seja, “seis contra uma, mas o trabalho falou mais alto, a união do povo e o resultado desse trabalho, com nosso grupo político, nossa base com 10 vereadores, elegemos novamente dez e estamos felizes”.
Prefeita trocou o show de Leo Santana por Natanzinho Lima
A prefeita Silvania Matos estava no camarote ao lado dos deputados Alex da Piatã e Marcelinho Veiga e demais lideranças locais quando foi convidada a fazer uma visita ao camarote do cantor Natanzinho Lima, sensação do momento, ela que tinha prometido ao público que o show iniciaria pontualmente às 22h30, tendo inclusive encurtado o show da banda que antecedeu, deu boas vindas ao artista e revelou que fez a troca, antes tinha contratado Leo Santana, mas atendeu o pedido da população e trocou por Natanzinho Lima e ao que parece acertou. O jovem talento fez um grande show.
Obs: essas curtinhas se referem ao que foi visto e presenciado pela equipe do CN enquanto esteve na cidade