Valmir Bezerra, conhecido como Valmir Coxinha, tomou posse nesta terça-feira (5) como vereador de Queimadas, município do território do sisal. Ele estava suplente de José Ariel Rodrigues, popularmente conhecido por Ariel da Martins, que morreu em um hospital de Petrolina na madrugada do dia 27/10, após se envolver em um acidente de motocicleta no dia anterior. O sepultamento aconteceu na manhã do dia 28.
O novo parlamentar chega para uma breve passagem, já que não conseguiu se reeleger nas eleições deste ano para a próxima legislatura, que já começa em janeiro. Na prática, Valmir Coxinha ficará no cargo pouco menos de dois meses.
Na posse, o novo edil relembrou do amigo. “Estou abatido e não gostaria de estar aqui, agora. Eu preferiria que meu amigo estivesse aqui. Ele me ajudou na minha campanha. Passei a semana me sentindo mal, pela amizade que eu tinha com ele. O aconselhei demais. Pedi a ele que vendesse a moto. Para mim, é duro estar aqui nesse momento. Deus está me dando forças e tudo isso vai passar”, disse Coxinha.
“Todos os benefícios trouxemos para Queimadas, junto com Ariel, como asfalto; trator de pneu; calçamento da Lagoa do Mari e Tanques; e a torre de celular do Espanta Gado […]”, frisou.
Ver essa foto no Instagram
Havia um incógnita quanto a posse de Coxinha, já que ele concorreu o cargo de vereador em 2020 pelo PSD, e que ele deixou a legenda no período de transferências em julho deste ano e se filiou ao PSDB por onde concorreu mais uma vez, porém, não teve voto suficiente nem mesmo para ficar na suplência.
Por lei, a vaga na Câmara pertence ao Partido e não ao vereador, como Coxinha desfiliou deixou de ser do PSD.
Não tivemos informações sobre o desfecho dessa decisão de empossar Valmir Bezerra para o restante da Legislatura, ou seja, 55 dias.
Vale lembrar que Coxinha assume como suplente do suplente, ou seja, Ariel em 2020 ficou na 1ª Suplência do PSD, enquanto isso assumiu a Secretária de Infraestrutura do Município, no entanto, o vereador André de Maurinho (PSD) renunciou ao mandato no mês de março deste ano e Ariel foi convocado. Valmir Coxinha passou a ser o próximo a ser empossado caso houvesse alguma necessidade e houve, mas conforme ele disse preferia não tomar posse em função de ocupar a vaga de um amigo que perdeu a vida de forma trágica.
Ariel também trocou o PSD por outro partido, ou seja, o MDB e foi o mais votado nas eleições de 6 de outubro, obtendo 1077. A partir de janeiro, Ito da Ambulância (MDB) assume o posto de Ariel.
CN | Notícias de Queimadas e Região