Esteja você em um ambiente acadêmico ou profissional, o plágio é seu maior pesadelo enquanto escreve. A menor negligência nas citações ou citações pode sinalizar o seu conteúdo, obrigando você a fazer tudo de novo. Não se preocupe, pois o plágio é evitável. Tudo que você precisa é seguir alguns passos e seu conteúdo ficará impecável. Com tantas informações disponíveis na internet, você pode ficar confuso sobre por onde começar. Para sua conveniência, este blog detalhará o processo e fornecerá as etapas essenciais a serem seguidas quando seu trabalho for plagiado.
O que é plágio?
Em palavras simples, copiar o trabalho de outra pessoa é plágio. Certos fatores fazem com que seu conteúdo seja plagiado, apresentando ideias de outra pessoa como se fossem suas, imitando linguagem e/ou deixando de dar o devido crédito. Quer você tenha feito isso intencionalmente ou não, o trabalho plagiado terá consequências.
É especialmente penalizado no ambiente acadêmico, pois a originalidade é uma obrigação. O plágio não se limita ao texto escrito, mas a vários outros formatos de intelecto e arte. O lado bom é que você pode evitar o plágio em qualquer estágio da produção de conteúdo – mesmo minutos antes da publicação.
Etapas essenciais a serem seguidas quando seu trabalho for plagiado
Ok, então seu conteúdo foi sinalizado por plágio? Antes de mudar para o humor de pânico, pergunte-se três perguntas importantes:
- Minha paráfrase foi muito óbvia?
- Minhas citações tinham formato impróprio?
- Eu revisei e editei antes de enviar?
Responder a essas perguntas o ajudará a evitar o plágio. Curiosidade, você pode incorporar esse método antes e depois de publicar seu conteúdo. Para garantir que seu conteúdo esteja livre de plágio, tente inculcar essas etapas em sua rotina de trabalho.
1 – Use o verificador de plágio para revisar as seções sinalizadas
Quando se trata de remover o plágio, o primeiro passo deve ser sempre detectá-lo. Pode ajudá-lo a aprender quais frases ou segmentos específicos são plagiados. Depois de descobri-los, o processo a seguir poderá se tornar muito mais fácil.
Para isso, você pode usar um avançado detector de plagio para ajudá-lo a encontrar rapidamente qualquer texto plagiado em seu conteúdo. Essa ferramenta irá então gerar um relatório sinalizando o conteúdo que já foi publicado em outro lugar.
2 – Edite e revise
Depois de baixar o relatório, edite todas as alterações necessárias. Você pode continuar editando e usando um verificador de plágio até que você esteja satisfeito ou haja 0% de plágio em seu conteúdo. Revise suas informações examinando todo o conteúdo parafraseado, citações e erros gramaticais. Corrija os erros e pronto! Seu conteúdo agora está livre de plágio.
3 – Verifique novamente as cotações
O próximo passo é verificar as cotações. As citações tendem a ser um dos maiores fatores que levam ao plágio. Se você citou diretamente, certifique-se de que o texto emprestado esteja entre aspas. Adicione o nome do autor antes ou depois do texto no formato exigido (APA, MLA ou Chicago). Para cotações longas, use o formato de cotação em bloco; separando o texto do corpo principal com recuo. Tente basear-se na citação e relacioná-la com o seu argumento para que flua naturalmente para o seu texto.
4 – Identifique as fontes
Nesta etapa, você deverá identificar as fontes usadas para coletar informações. Geralmente, os escritores são aconselhados a manter o controle de suas fontes para que a bibliografia e as citações no texto possam salvá-los de plágio acidental. Depois que todas as suas citações forem identificadas, coloque-as no texto e na bibliografia em ordem cronológica usando notas de rodapé. Garanta a consistência revisando todas as citações para confirmar que seguem o mesmo estilo e formato; por exemplo, QUE estilo enfatiza as citações da data do autor, enquanto o MLA se concentra nos números das páginas do autor.
5 – Parafraseie De Forma Eficaz
Esta etapa é crucial para evitar o plágio. Você pode corrigir citações e citações, mas o texto parafraseado, se não for feito corretamente, anulará todo o esforço. Para parafrasear, você deve manter esses fatores em mente. O não cumprimento dessas etapas resultará em trabalho não meritório.
- O conteúdo parafraseado deve ter seu voz. Não deve imitar a linguagem da fonte. Explicar o conceito ou ideia com sua voz aumentará o envolvimento do público e garantirá que todo o conteúdo tenha um tom consistente.
- Não comprometa o contexto. Se você manipular as informações para se adequarem à sua agenda, o propósito da paráfrase será perdido. Em vez disso, use as informações e parafraseie de forma que melhore sua postura.
- Não mude palavras e substitua-as por meros sinônimos. Tente mudar a estrutura e a perspectiva para que pareça original.
- Personalize as informações de que você precisa que correspondam ao seu tópico e público. Integre as fontes, mas faça com que elas fluam naturalmente para suas ideias.
- Digite o texto manualmente. Não copie e cole, pois os backlinks ainda podem permanecer em algum lugar no final.
No entanto, se o tempo estiver passando, use uma ferramenta de parafrase confiável para parafrasear texto de forma eficiente. Ferramentas de paráfrase mudarão substancialmente a estrutura, as frases e o tom das informações da maneira que você deseja.
6 – Adicione insights exclusivos e pessoais
O objetivo do seu conteúdo é contribuir para o discurso. Se você apenas parafrasear ideias e conceitos existentes, você não estará participando do debate. Para isso, você precisa ter uma perspectiva ou análise única da ideia. Adicionando seu Ao abordar o assunto, você não apenas estabelece autoridade, mas também cria originalidade em sua escrita.
Conclusão
Lembrem-se pessoal! O plágio é um fator evitável. Vamos retroceder o que aprendemos até agora. Analise seu conteúdo para identificar o conteúdo plagiado, edite as citações e citações, parafraseie as informações, adicione seus insights para torná-lo original e edite no final para aprimorar seu material.