O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o vice-prefeito, Mello Araújo, foram diplomados no final da manhã da última quinta-feira (19) em uma cerimônia ocorrida no auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Também foram diplomados os 55 vereadores eleitos e reeleitos pela cidade para a próxima legislatura, entre os diplomados estava a baiana Sonaira Fernandes, 34 anos, natural do Município de Riachão do Jacuípe.
O Calila Notícias conseguiu informações de quanto tempo Sonaira reside na capital paulista, tomou conhecimento apenas que a mesma é natural de Riachão do Jacuípe, foi eleita em 2020 pelo Republicanos com 17.881, na posição 52º, das 55 cadeiras, ou seja, por pouco não ficou de fora, e nesta última eleição concorreu pelo PL, e teve o dobro de votos em relação a eleição passada, 33.957, subiu para a 44ª posição.
Comparando a votação que ela teve com o eleitorado de Riachão é muito maior, quase 34 mil votos, enquanto o número de eleitores em Riachão é 27 mil. Mas quando parte para a população, tem ’empate técnico’ , a população está estimada em 35 mil.
Um fato que chamou a atenção da redação do CN é que na ficha do DivulgaCand Contas do TSE para as eleições de 2020 aparece Sonaira como naturalidade/ Riachão do Jacuípe-BA, porém, em 2024 aparece como sendo natural de São Paulo. Consideremos que a ficha correta é a primeira, após realizarmos uma busca e encontrar uma entrevista dela em um podcast, onde a apresentadora a chama de baiana. Assista, é curtinho, 5 min.
A vereadora tem muito prestigio com Jair Bolsonaro, e a prova disso é que o nome dela chegou a ser indicado pelo ex-presidente, para concorrer ao cargo de vice-prefeita de Ricardo Nunes (MDB),que concorreu a reeleição e derrotou Guilherme Boulos (PSOL).
Segundo o uma reportagem do site Brasil de Fato, Sonaira Fernandes é vista como “muito bolsonarista” por Nunes e seus assessores. A vereadora tem sua carreira política alinhada com a família Bolsonaro, mais especificamente com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com quem chegou a trabalhar em Brasília.
Sonaira Fernandes, conhecida entre os seguidores do ex-presidente da República como ‘Damares de São Paulo’, estava desde janeiro de 2023 à frente da Secretaria Estadual da Mulher do governo de São Paulo, até que deixou o cargo para concorrer à reeleição de vereadora.