O Calila Noticias trouxe uma reportagem na última sexta-feira, 17, da manifestação de um grupo de pessoas em frente a Prefeitura de Barrocas, em protesto, pelo fato do prefeito Almir de Maciel (PT) assinar um decreto suspendendo os servidores que tinham passado no último concurso e que foram convocados no fim do mandato do prefeito José Jailson de Lima Ferreira, popularmente conhecido como Jai. No total de 73 profissionais dos setores: saúde, educação, transporte (motorista) e informática (digitador), dos 140 que estavam aptos a ocuparem cargos.
O médico Antony Mota de Sousa Araújo, 32 anos, estava na manifestação, ele que foi um dos aprovados no concurso público realizado em maio de 2024. Na ocasião do protesto o profissional de saúde falou em alta voz, que, chegando na cidade na segunda-feira (hoje) e não tivesse acesso ao consultório, ele atenderia as pessoas debaixo de uma árvore e cumpriu.
Antony instalou-se em via pública, com uma estrutura improvisada, cadeiras e mesas plásticas, para oferecer atendimento médico gratuito à população. A atitude, que repercutiu nas redes sociais, recebendo apoio e críticas de moradores.
O decreto, publicado nos primeiros dias de gestão, interrompeu temporariamente as convocações realizadas pela gestão anterior, enquanto a nova administração avalia as condições administrativas e financeiras do município. Até o momento, a prefeitura não se manifestou sobre a situação do médico ou sobre a continuidade das contratações.
Antony Mota foi candidato a vereador em 2020 pelo democratas, mas não conseguiu se eleger, ele obteve 242 votos, na base aliado do ex-prefeito José Jailson.
Os concursados dizem que após o decreto alegando estado de emergência financeira o município segue com 88 cargos de portarias publicados em Diário Oficial e contratando profissionais para ocupar as vagas dos concursados afastados, em especial na área de saúde.