Será aberta nesta segunda-feira, 3, e segue até sexta-feira, 7, a Jornada Pedagógica 2025, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O evento tem como tema “Educação sustentável, inovadora, que cuida das aprendizagens”. Durante os cinco dias, professores, gestores e comunidade escolar se reunirão para pensar juntos o futuro da educação na rede estadual, com foco na sustentabilidade, na inovação, no compromisso com o bem-estar social e nas aprendizagens.
Em Conceição do Coité, o primeiro dia de jornada acontece no Colégio Olgarina Pitangueira Pinheiro, onde receberá todos os profissionais da Educação do Estado, em especial, professores e coordenadores lotados no município, algo que acontece pela primeira vez. A expectativa é que cerca de 180 profissionais participem desta abertura no auditório Professora Noelinda Rocha a partir das 08h com a presença de Analene Ferreira, diretora do NTE 04, que fará a abertura do evento.
Segundo a diretora do Olgarina, professora Aloízia Oliveira, haverá palestras com a psicóloga, neuropsicóloga e historiadora Iara Nancy Araújo, com o tema: “Cuidando de si e cuidando de nós”, e com a Associação Família Azul, que abordará o tema relacionado a autismo e inclusão.
“O evento tem como objetivo principal fortalecer e motivar a rede para iniciar o ano, fortalecendo as reflexões e aprendizagens, construindo um mundo mais sustentável através da educação”, afirmou a diretora.
Outro destaque será o olhar atento para programas como o Educa Mais Bahia, cuja avaliação das oficinas realizadas em 2024 abrirá caminhos para inovações em 2025. O Ensino Médio, por sua vez, ganha um momento especial com a apresentação da nova matriz curricular e seus componentes. As modalidades de ensino, como Educação Profissional e Tecnológica, Educação em Tempo Integral; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação para Povos e Comunidades Tradicionais; Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec); e Educação Especial e Inclusiva também terão espaços garantidos nas discussões, reforçando o compromisso com a pluralidade e o acolhimento.
Durante o encontro, cada unidade escolar irá refletir sobre seus fazeres, bem como abordará, entre outras questões, a recepção dos estudantes na primeira semana letiva e os projetos estruturantes para fortalecer as aprendizagens.
Um ponto importante será a análise do calendário escolar e a construção de agendas que garantam maior eficácia no processo educativo. A ideia é integrar ações e alinhar práticas, tornando a Jornada Pedagógica 2025 um marco para os próximos passos da educação estadual.
Nos dias seguintes, as atividades prosseguem em cada escola da rede estadual existentes na sede e zona rural.