Na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, o Plenário Orlando Spínola, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou lotado para a entrega da Comenda 2 de Julho ao médico e ex-prefeito Joaquim Belarmino Cardoso, mais conhecido como Doutor Joaquim Neto. A homenagem, proposta pelo deputado Alex da Piatã (PSD), reconheceu sua trajetória como gestor público e médico respeitado no Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano.

Com três mandatos como prefeito de Sátiro Dias e dois de Alagoinhas — entre 1997 e 2024 —, Joaquim Neto construiu um legado em menos de três décadas de vida pública. Sua atuação, tanto na saúde quanto na política, foi destacada ao longo da cerimônia, que reuniu importantes lideranças do estado.
Além do propositor da homenagem, compuseram a mesa solene a deputada Ludmila Fiscina (PSD), esposa do homenageado; Dona Emília Chagas Cardoso, mãe de Joaquim; Jonival Lucas, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), representando o governador Jerônimo Rodrigues; a procuradora-geral adjunta Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcante, representando o Ministério Público da Bahia; o diretor-geral de Polícia Técnica da Bahia, Osvaldo Silva; o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo; o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, vereador Lucas da Banana; o padre Adriano Oliveira Barreto, da Paróquia Nossa Senhora da Guia; o prefeito de Aramari, Tonho Cardoso; o comandante do 4º Batalhão da PM de Alagoinhas, coronel João Imério de Oliveira Martins; o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD); o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Ronaldo Santana; e o advogado Dr. Wager, representando a OAB.

O plenário e a galeria estavam completamente lotados. Ao entrar no recinto, Joaquim Neto foi calorosamente ovacionado pelo público.
Durante seu discurso, o deputado Alex da Piatã traçou um panorama da trajetória do homenageado. Segundo ele, a atuação como médico em Alagoinhas e região despertou em Joaquim a vocação para a vida pública. “Quando lhe procurei, colega Ludmila, para conceder esta que é a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia — a Comenda 2 de Julho —, foi por consideração, mas principalmente pelo homem público que Joaquim sempre foi, é e continuará sendo”, declarou o parlamentar.

Alex também mencionou a paixão de Joaquim pelo esporte, destacando sua atuação como médico voluntário em clubes como o Atlético de Alagoinhas. “Essa homenagem foi uma proposição nossa, mas quem a entrega são os 15 milhões de baianos, pois foi aprovada por unanimidade pelos 63 deputados estaduais”, afirmou.
A deputada Ludmila Fiscina, por sua vez, pediu um minuto de silêncio em respeito à morte do Papa Francisco e, em seguida, homenageou o marido destacando sua trajetória como médico: cirurgião, obstetra e reumatologista. Ela ressaltou o carinho da população de Sátiro Dias por Joaquim e relembrou momentos marcantes da pandemia, nos quais ele se destacou pela dedicação à saúde pública. “As pessoas chegam mostrando os filhos, hoje adultos, que vieram ao mundo pelas mãos dele. Isso me enche de orgulho”, afirmou, emocionada.

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, também prestou sua homenagem, afirmando que “estar presente nesta solenidade é sentir a presença firme de Alagoinhas e, por consequência, da nossa região”.

Em sua fala, Joaquim Neto leu um texto sobre o 2 de Julho — data histórica da Independência da Bahia, que coincide com o aniversário de Alagoinhas e do prefeito Gustavo Carmo. Ele comparou seus sentimentos aos dos estudiosos e amantes da história baiana.

Sobre sua entrada na vida política, revelou que foi incentivado em 1994 pelo então secretário estadual de Saúde, Otto Alencar, quando atuava como diretor da 3ª DIRES. Em 1996, mesmo enfrentando resistência da família — especialmente da mãe — decidiu disputar a eleição em Sátiro Dias, sendo eleito prefeito pela primeira vez.

Emocionado, Joaquim agradeceu a honraria e reafirmou seu compromisso com a saúde e o desenvolvimento das cidades onde atuou. Além de ter fundado instituições como a Clínica Hemovida e o Hospital Geral de Sátiro Dias, também dirigiu o Hospital Dantas Bião, a Maternidade de Alagoinhas e o Hospital Geral de Antas, além de prestar serviços médicos em cidades vizinhas como Catu e Ribeira do Pombal.

Graduado pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Joaquim Neto é também figura respeitada no esporte local. Torcedor fervoroso do Atlético de Alagoinhas, profetizou que, se eleito prefeito, o clube conquistaria o título baiano. A previsão se confirmou com os títulos em 2022 e 2023, além do vice-campeonato em 2021 — ano em que, segundo ele, o título escapou por interferência da arbitragem.
Antes da honraria principal, a familia também entregou uma placa em nome de todos que participaram da solenidade.
Veja outras fotos de Eduardo Casaes
ASSISTA À SOLENIDADE NA ÍNTEGRA