Dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) revelam um cenário envolvendo todos os municípios baianos que registram a partir de uma morte violenta nos primeiros três meses deste ano 2025.
Na relação que pode ser vista no fim desta reportagem, não aparecem os municípios que não registraram
Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) [Feminicídio, Homicídio Doloso, Lesão Corporal Seguida de Morte, Roubo com Resultado Morte (Latrocínio)].
O Calila Notícias fez um levantamento do Território do Sisal, onde foram registrados mortes violentas em 13, dos 20 municípios que compõem a região no primeiro trimestre de 2025. Ao todo, os números apontam para 30 mortes violentas entre janeiro e março.
O município de Serrinha lidera o ranking com sete homicídios no período, seguido por Araci, Conceição do Coité e Santaluz, com três casos cada. Outras cidades com registros incluem Itiúba, Monte Santo, Queimadas, Quijingue e São Domingos, todas com dois homicídios. Já os municípios de Biritinga, Candeal, Retirolândia e Tucano contabilizaram uma morte cada.

Por outro lado, sete municípios do território não registraram nenhum CVLI no período: Barrocas, Ichu, Valente, Cansanção, Lamarão, Teofilândia e Nordestina.
O Território do Sisal, localizado entre as regioes Leste e Nordeste da Bahia, é formado por 20 municípios e possui uma população de mais de 600 mil habitantes, sendo uma importante referência econômica e cultural do estado.
A SSP-BA reforçou a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas e destacou que investigações estão em andamento para identificar e responsabilizar os autores dos crimes, muitos deles já elucidados, com os criminosos a disposição da Justiça.