Uma multidão de fiéis católicos das paróquias da Diocese de Serrinha lotou o ginásio de esporte da cidade de Retirolândia no final da tarde e inicio da noite de sábado (17), para assistirem a ordenação presbiteral do diácono Oldack Filho Cordeiro Rocha. O rito de Ordenação Presbiteral foi realizado dentro da Liturgia Eucarística presidida pelo Bispo Dom Ottorino Assolari e obedeceu a uma sequência com significados importantes e que serão esclarecidos ao longo desta reportagem.
No meio da tarde começaram chegar os ônibus das diversas comunidades e um grande número de veículos que lotaram toda área de estacionamento externo do ginásio de esporte. Dona Maria dos Anjos Mota, 68 anos, residente na Rua Izidro Bispo, no Bairro dos Barreiros, em Conceição do Coité, foi um das primeiras a chegar e disse que não podia perder esta celebração, pois admirava a forma como o diácono Oldack Filho evangelizava, principalmente as vezes que celebrou na igreja da comunidade.
No interior do ginásio, foi montado um tablado onde ficou o bispo e os padres que ajudaram a concelebrar a missa e nas laterais, muito bem ornamentada, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio. Segundo uma das paroquianas da quase paróquia de Retirolândia, as imagens eram para homenagear as paróquias de Conceição do Coité, onde passou os últimos meses e Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Retirolândia, sua terra natal.
A celebração começou ás 18h30 e após a Proclamação do Evangelho aconteceu à chamada e apresentação do candidato ao Ministério Presbiteral, que respondeu, em alta voz: “Aqui estou!”. Em seguida, foi solicitado ao Bispo que ordenasse o presbítero e na presença das pessoas que conviveram com ele testemunhando que era digno de ser ordenado, a autoridade maior da diocese confirmou a escolha do candidato para a Ordem do Presbiterato, ficando eleito para receber o sacramento da Ordem.
Dom Ottorino, após esta parte do rito, iniciou a homilia e explicou o sentido do ato que está sendo celebrado. Terminada a homilia, o bispo interrogou o eleito, sobre seu desejo em aceitar o encargo de presbítero e ele respondeu sobre a disposição para apascentar o Povo de Deus, celebrar os sacramentos e cultivar uma vida de oração. Por fim, de joelhos e com mãos postas entre as mãos do bispo, promete obediência, a seu legítimo superior e ao bispo diocesano.
Momento da ladainha – Prostrado, em sinal de despojamento e humildade, o eleito e toda a assembléia celebrante cantaram a Ladainha de Todos os Santos, pedindo o auxilio e a intercessão daqueles que precederam na fé, para que Deus derramasse com largueza a sua graça e sua benção sobre Oldack Filho, escolhido para o cargo de presbítero. Na ladainha, dentre os Santos que rogaram a intercessão, estavam os nomes dos beatos João Paulo II, João XXIII e da beata Dulce dos Pobres, que estão próximos a serem reconhecidos com santos.
Passado este momento, em silêncio, primeiramente pelo bispo, e depois todos os sacerdotes concelebrantes, impuseram as mãos, um por um, sobre a cabeça do de Oldack Filho, que permaneceu todo tempo de joelhos.
Prece de ordenação – Dom Ottorino Assolari dirige-se a Deus Pai, com as mãos estendidas sobre o eleito, rezando uma oração. Nesta prece, ele mencionou a Ação do Espírito Santo ao suscitar, entre as comunidades, os ministros de Cristo e descreveu os sinais prefigurativos deste sacerdócio que apareceram já no Antigo Testamento e citou os mistérios da vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O momento exato da ordenação aconteceu quando o Bispo pediu a Deus que constitua ao eleito o segundo grau do sacramento da Ordem que é o presbiterato e a graça da fidelidade e unidade ao Cristo. Ordenado, o novo padre é revestido dos paramentos próprios do presbítero, ou seja, estola e casula, que recebeu de presente da sua mãe e foi auxiliado por dois presbíteros no momento de vestir.
Unção com óleo – Um dos momentos emocionantes da celebração foi quando o bispo ungiu as mãos do Ordenado com o óleo da crisma e diz justificou aquele momento afirmando que “Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo sacrifício”. Também neste momento o bispo entregou ao o cálice, com vinho e água, e a patena, com o pão, simbolizando a “oferenda do povo santo”, e convidou a ele para entregar a própria vida ao mistério da cruz do Senhor.
Com o abraço e a saudação do bispo ao novo sacerdote, se concluiu o rito da Ordenação. “Sou padre com a graça de Deus, com apoio da minha família, a quem agradeço e também agradeço a padres presentes pelo apoio e a todos que incentivaram nas experiências pastorais”. Falou padre Oldack Filho.
O novo padre arrancou aplauso dos fiéis ao afirmar “ninguém tira minha vida, eu a dou livremente”.
Ao anunciar a extensa agenda de celebração de missas, a começar pelo domingo (18), à noite, quando será celebrada sua primeira missa, o vigário da quase paróquia de Santo Antônio de Pádua, o padre Antônio Elias de S. Cedraz agradeceu a todos que contribuíram para acontecer com tanto brilhantismo a celebração de ordenação do segundo padre natural de Retirolândia em dois anos. Em 12 de dezembro de 2009, foi ordenador Jeremias Rocha Santiago, 30 anos, que, ao lado do padre Gerônimo Moreira Vieira de Lima, atua na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que engloba os municípios de Gavião, Nova Fátima e Capela do Alto Alegre.
Dom Ottorino Assolari foi nomeado o primeiro bispo da Diocese de Serrinha em 2005 pelo papa Bento XVI e assumiu a Diocese no dia 18 de dezembro. “Estamos completando seis anos e neste período foram ordenados dez padres”, lembrou padre Elias. Ele finalizou seu pronunciamento entregando ao novo padre a Benção Apostólica enviada pelo Vaticano e datada de 20 de novembro de 2001.
Vinte e cinco padres presentes – Além do padre Antônio Elias de S. Cedraz, outros 24 padres estiveram presentes na cerimônia, padre Márcio Brito da Silva, da Paróquia São João Batista de Barrocas, Evandro de Santana Andrade e Jonny da Silva Ferreira, da Paróquia Catedral Senhora Santana de Serrinha, Enivaldo Barbosa de Oliveira, da quase paróquia de Santo Antônio de Lamarão, Daniel Luciano Busetti e Aroldo da Paróquia Bom Pastor da Cidade Nova, Serrinha, Nilton dos Santos Caldas, Paróquia Nossa Senhora de Belém, Biritinga, José Jairo Costa Lobo, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Ichú, Angelo Pezzoli, Paróquia Santo Antônio de Teofilândia, Luiz Ademir Ferreira e Ruthberg Pereira dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Araci, André Zammit, Paróquia São João Batista de Quijingue, Jailson Felix de Souza, Paróquia Santo Antônio do Creguenhém, município de Tucano, Laudimar Oliveira da Silva e Jayme de Oliveira Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Euclides da Cunha, Charles Santana Bastos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, Theofanes Fechine de Holanda, Paróquia de Santa Luzia, Santaluz, Genivaldo Barboza, Paróquia Sagrada Família de Valente, Roberto da Silva, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe, Jereminas Rocha Santiago, Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Gavião, George Roberto dos Santos, do seminário Sagrada Família, Joaquim Almeida e Hélio Oliveira Alves, Paróquia Senhora Santana de Tucano.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas